Seminário aprofunda discussão sobre o programa Alfa e Beto

DSC_3214_Ed

A APLB-Sindicato mais uma vez sai em defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade e busca aprofundar as discussões sobre o programa de alfabetização implantado pela atual gestão municipal. Este é o principal objetivo da APLB-Sindicato ao promover o Seminário Alfa e Beto – “As Mais Belas Mentiras do Sistema”, que teve início na manhã desta terça-feira (21), no Hotel Sol Barra.

Além disso, chama a atenção e provoca o debate sobre o programa que foi adquirido sem licitação, por mais de R$ 12 milhões. O Sindicato atua em conjunto com os educadores que rejeitaram a adoção do Alfa e Beto, participaram ativamente das mobilizações organizadas pela entidade e conquistaram a adesão de outros setores da sociedade, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Câmara Municipal.

O seminário teve início às 9 horas, com encerramento previsto para às 18 horas. O encontro conta com a participação do coordenador-geral da entidade, o professor Rui Oliveira, da vice-coordenadora Marilene Betros, que fez um breve panorama histórico sobre a luta da APLB-Sindicato contra o ALFA e BETO, na abertura do evento,  e a diretora Jacilene Nascimento, que atuou como mediadora do debate.

No período da manhã, o tema “Alfa e Beto e as Políticas Educacionais”, foi debatido entre os palestrantes Suzana Schineider, Doutoranda em Educação, pela UFRGS; Liana Torres, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e professora do Departamento de Educação da UFS, Walter Takemoto, acadêmico da UFBA e Valquiria Borba, do Departameento de Educação da UNEB. Diversos educadores, representantes de escolas e da sociedade em geral assim como outros diretores da APLB-Sindicato estão participando do evento.

No período da tarde, a mesa teve como mediador Leonardo Groba, do Conselho Regional de Psicologia e como palestrantes Rui Oliveira, coordenador da APLB- Sindicato, Darcy Xavier, professora e advogada, representante da UNEGRO, Claudete Alves, do GT de Assistência Social na Educação da UFRB, Iole MacedoVanin, do NEIM/UFBA, Cleidenea Bastos, do Conselho Estadual da Mulher, que representou a secretária Lúcia Barbosa, da Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) e o vereador Silvio Humberto, presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer da Câmara Municipal.

Crédito das fotos: Walmir Cirne e Jorge Carneiro