Seminário: “A Mulher Negra no Mundo do Trabalho e nos Espaços de Poder”

Seminário: “A Mulher Negra no Mundo do Trabalho e nos Espaços de Poder”

Acontece na próxima segunda-feira, 31 de julho, no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia, no CAB, o seminário “A Mulher Negra no Mundo do Trabalho e nos Espaços de Poder”. A atividade tem como referência o “Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha” comemorado em todo o mundo no dia 25 de julho e se insere numa agenda de ações alusivas a esta data promovida pelo Governo do estado da Bahia, o Julho das Pretas”. O seminário é promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia – SETRE, através da Agenda Bahia do Trabalho Decente.

Data: 31/07/17, às 14 h

Local: auditório do Ministério Público do Estado da Bahia, situado na 5ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia – CAB, Nº 750 – Salvador – BA.

Palestrantes

A mesa será composta por três palestrantes, que irão abordar a temática a partir do seu ponto de vista profissional e institucional. São elas:

 Nilcemar Nogueira – Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas. Foi professora da Universidade Estácio de Sá, atualmente é Secretária de Cultura da cidade do Rio de Janeiro;

Flávia Oliveira – Formada em Jornalismo pelo Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (Iacs-UFF/RJ), especialista em cobertura de temas socioeconômicos, como pobreza, desenvolvimento humano e desigualdade social, atualmente é Jornalista e comentarista de economia; e

Ana Georgina Dias – Economista, atualmente é Superintendente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) do estado da Bahia.

Empoderamento

O evento vai discutir o Empoderamento das Mulheres Negras no Mundo do Trabalho e nos postos de alto prestígio, tanto na esfera pública quanto na privada, propondo, através do debate, uma reflexão acerca dos desafios da inclusão, permanência e ascensão das mulheres negras no mundo do trabalho e nos espaços de poder, tendo em conta as barreiras concretas que se erguem calcadas nos históricos fenômenos do racismo e do patriarcado. Tais fenômenos contribuem sobremaneira para a exclusão desta importante parcela da população externando as desigualdades e dificuldades enfrentadas pelas mulheres, sobretudo negras, no mundo do trabalho e nos postos de alto prestígio, mesmo quando elas são mais escolarizadas e qualificadas que os homens.

 

 

Você pode gostar de ler também: