São Sebastião do Passé realiza o II Seminário de Educação da APLB-Sindicato com o tema:  “A Qualidade da Educação sob a ótica do Sindicato”

São Sebastião do Passé realiza o II Seminário de Educação da APLB-Sindicato com o tema: “A Qualidade da Educação sob a ótica do Sindicato”

São Sebastião do passé3

No dia 21 de julho, a APLB-Sindicato Núcleo de São Sebastião do Passé realizou importante seminário com o tema “A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DO SINDICATO”, no Espaço Portal, destinado aos trabalhadores/as em educação das redes estadual e municipal, bem como a todas as pessoas envolvidas no processo educativo, objetivando qualificar o debate sobre a conjuntura política educacional em nosso estado e país, o PNE e os seus desdobramentos, ética profissional e fator previdenciário.
Para a diretora do Núcleo Sindical da APLB Sindicato de São Sebastião do Passé, professora Raimunda Santana, a educação pública de qualidade e a ética profissional são fundamentais para o desenvolvimento educacional e esse seminário foi o momento ímpar onde a categoria se fortaleceu rumo a uma educação pública cada vez melhor.
Na abertura do seminário a professora Maria de Fátima, da Escola Rosa Garcez, fez uma brilhante apresentação de Literatura de Cordel com o tema APLB- SINDICATO.
Dos/as palestrantes: Deputada Federal Alice Portugal, membro da Comissão de Educação da Câmara Federal discorreu sobre o PNE e seus desdobramentos. Professor Rui, Coordenador licenciado da APLB Sindicato falou sobre As Conjunturas Políticas. Professora Olivia Mendes, Diretora da APLB Sindicato  Ética e Assédio Moral.  E o Professor Noildo Nascimento, Diretor de Organização da APLB Sindicato sobre Seguridade Social e o Fator  Previdenciário.
Participou, também, na composição da mesa a Secretária de Educação do Município professora Kátia Suely Paim Matheó.
Sobre AS CONJUNTURAS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO, com o Mestre em Química e Coordenador Licenciado da APLB de Salvador, o Professor Rui fez um brilhante debate. Dentre outras coisas, contribuiu para o entendimento sobre a diferença entre Escola de Tempo Integral e Escola que tem o Programa do Governo Federal: Mais Educação.
Ainda pela manhã, O PNE E SEUS DESDOBRAMENTOS, com a grande Deputada Federal e excepcional Alice Portugal falou das conquistas que a sociedade brasileira teve com a aprovação do Plano Nacional de Educação, com 10% do PIB para a educação, e da sua efetiva participação para a aprovação do mesmo com o apoio irrestrito da CNTE e APLB Sindicato.
A tarde, iniciou com um excelente e oportuno Tema: ÉTICA E ASSEDIO MORAL, proferido pela nossa querida Professora Olívia Mendes Diretora da APLB.  E com o Tema SEGURIDADE SOCIAL E O FATOR PREVIDENCIÁRIO, abordado pelo Professor Noildo Nascimento. Ele é Diretor de Organização da APLB Sindicato. Em todos os temas foram feitas perguntas, indagações e dúvidas foram esclarecidas.
Contamos ainda com as presenças das Diretoras da Executiva Estadual professoras Claudenice Barbosa Santana e Gercyjalda Rosa Silva e Silva. E ainda membros da diretoria do Núcleo Sindical as professoras Raimunda Santana, Sônia Rodrigues, Luzinete Pinto, Maria da Glória Lima, Margarete Ferreira e equipe de apoio: Alex, Anatália, Edileuza, Ivete, Jaqueline e Nadira.
Agradecimento especial a Claudenice e Gercyjalda – Membros da Diretoria Executiva da APLB-SINDICATO Salvador e Albino Anjos – Diretor do Sindicato dos Funcionários Públicos de São Sebastião do Passé, os/as professores/as efetivos/as, contamos com a presença de muitos contratados da rede.
Por fim, nesse dia, foi realizada ainda uma assembleia com a categoria com a seguinte pauta: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO; TICKET ALIMENTAÇÃO e a QUESTÃO DO FOLCLORE.
Foi emocionante ver nossa categoria unida em busca de conhecimento. Agradecemos de coração a TODOS E TODAS que estiveram presentes como palestrantes ou ouvintes. Desfrutamos juntos/as do calor humano agradável dos nossos nobres companheiros/as!