Salvador recebe 12º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil – De 10 a 19 de outubro

Salvador recebe 12º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil – De 10 a 19 de outubro

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), principal mostra de cinema infantil do país, chega a Salvador em sua 12ª edição. O evento acontece do dia 10 até 19 de outubro, nas salas de cinema do Cinemark Salvador Shopping. Na programação, mais de cem filmes de 24 países do mundo, entre curtas, média e longas-metragens. Entre os filmes participantes da mostra, está o brasileiro ‘Até que a Sbornia nos separe’, dirigido por Otto Guerra e Ennio Torresan Jr., que está na Pré-estreia Brasil.

No Programa Internacional, que reúne filmes inéditos especialmente dublados para o FICI, será exibido ‘Pinóquio’, além das animações ‘O Homem da Lua’, ‘Kiriku, os Homens e as Mulheres’, ‘Kiriku, os Animais Selvagens’ e ‘As Aventuras de Azur e Asmar’.

O filme ‘Uma Viagem Extraordinária’, ainda inédito no Brasil, integra a sessão O Pequeno Jornalista. Depois de assistir ao filme, as crianças participam de um debate com um jornalista convidado para, em seguida, escrever sobre o tema discutido.

A Tela na Sala de Aula

Uma das sessões especiais é A Tela na Sala de Aula, um projeto social destinado a alunos da rede pública de ensino e projetos sociais, que acompanha as atividades do Festival e já beneficiou mais de um milhão de crianças desde sua primeira edição em 2003. São exibidos filmes de vários países, aproximando, assim, as crianças de várias produções e vertentes cinematográficas. O intuito desta programação é oferecer filmes que sirvam ao professor como ferramenta de apoio à educação. Cada filme exibido possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação e dividido por segmento escolar (da educação infantil ao ensino médio).

Outra sessão especial reúne cinco curtas nacionais com trilhas e temas que dão uma amostra da diversidade musical do Brasil. Outra sessão especial é a Pequenos Que Nem Você, que reúne sete curtas para crianças de 3 e 4 anos.

Um dos programas mais concorridos do FICI, a sessão Dublagem Ao Vivo conta com oito filmes: os holandeses ‘A História do Alce Natalino’ e ‘Aprender é Divertido’; os franceses ‘Tom, o Farsante’ e ‘Loulou e o Incrível Segredo’; o finlandês ‘Ella e seus Amigos’; o dinamarquês ‘Otto e o Rinoceronte’; o alemão ‘Wickie e o Tesouro dos Deuses’; e o americano ‘O Galo Corococó’. Nessa sessão, enquanto o filme é exibido, a dublagem é feita por profissionais, em tempo real, dentro da sala de exibição, permitindo à plateia acompanhar e conhecer de perto o trabalho dos dubladores.

Outro sucesso é a sessão O Pequeno Cientista. Depois de assistirem ao filme, as crianças fazem diversas experiências científicas sobre o tema abordado na produção e orientadas por um cientista. Neste ano, o filme escolhido é ‘A Marcha dos Pinguins’, que fala sobre a saga dos pinguins imperadores que viajam milhares de quilômetros todo inverno pelos desertos de gelo sob as águas da Antártica, em uma heróica batalha pela reprodução e manutenção de sua espécie.

Além de todas as estreias e pré-estreias, o festival dá uma segunda chance aos pequenos para que eles possam conferir grandes sucessos da telona, que já saíram de cartaz, com uma seleção especial nas mostras Se você ainda não viu e Panorama Brasil. O longa ‘Guerra dos Botões’ e as animações ‘Os Croods’, ‘Hotel Transilvânia’, ‘Meu Malvado Favorito 2’, ‘Frozen – Uma Aventura Congelante’, ‘Rodência e o Dente da Princesa’ voltam em cartaz, além dos brasileiros ‘História Antes de Uma História’ e ‘O menino no Espelho’.

Fonte: iBahia

Você pode gostar de ler também: