Reunião, em Recife, das coordenações estaduais do Profuncionário  do  Nordeste

Encontro dos Coordenadores do Profuncionario da Região Nordeste - 20-05-2016 (1)

Foi realizada no dia 20  de maio na cidade de Recife uma reunião convocada pelo Ministério de Tecnologia e Ciências, do setor que cuida do curso do Profuncionário. Participaram os coordenadores dos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

O objetivo desse evento foi avaliar a realidade do curso do Profuncionário na região do Nordeste. Para dar prosseguimento à pauta, a coordenadora geral de Fortalecimento do Sistema Público de Educação  Profissional e Tecnológica, SETEC-MEC, professora Jesuína Leclercq juntamente com o professor João Monlevade.

A novidade do evento foi a Resolução  16 que trata   da criação dos cursos  experimentais:  Técnico em transporte escolares, Técnico em desenvolvimento infantil e Técnico em Acompanhamento escolar. Outra questão discutida foi a intenção de oferta para o curso do Profuncionário  da região Nordeste em 2016. Discutiu-se também o diagnóstico da demanda e oferta em 2016, apresentação da proposta de  atendimento por coordenação  e por instituição ofertante; censo dos funcionários da educação e o Plano Nacional de Educação (PNE).

Tudo isso demonstra a importância desse curso para a formação dos funcionários da educação que trabalham em escolas. Vimos na avaliação que  a Bahia é o estado do Nordeste  com maior número de alunos funcionários inscritos no curso (30 mil), isto evidencia a importante  participação da APLB-Sindicato, através   do Departamento de Funcionários (DEFE), que tem  feito todos os esforços para convencer nossos diretores dos núcleos e delegacias do interior  da importância desse curso  para melhorar a qualidade da educação nas rede pública da  Bahia, já que todos que ajudam o processo educativo  é educador, segundo a resolução  do Conselho Nacional de Educação- CNE.

Representando a coordenação baiana estavam Edmilson Almeida, presidente do Conselho Fiscal da APLB e  vice-coordenador do DEFE; e o coordenador do DEFE, Nivaldino Felix, também da diretoria de imprensa da APLB.

Registramos que a Bahia está sem coordenação  na Secretaria Estadual de Educação, e por iniciativa própria diluiu  a Coordenação Estadual do Profuncionário, que era formada pela UNDIME, Secretaria de Educação, Conselho Estadual de Educação, APLB- Sindicato CONSED e a CUT.

Nivaldino Felix

Coordenador do DEFE e diretor de imprensa

Edimilson Almeida

Vice-coordenador do DEFE e presidente do Conselho Fiscal da APLB-Sindicato