PROSA: MAIS UM PACOTE?

A APLB-Sindicato questiona com veemência o grande número de avaliações que estão programadas para acontecer nas escolas da rede neste final de ano letivo. O Programa Salvador Avalia (Prosa) é mais uma dessas avaliações externas que a gestão municipal pretende implementar e que tem causado estranheza entre os educadores.

O Prosa pegou de surpresa toda a comunidade escolar (professores, pais e alunos), principalmente pela forma como chegou, atropelando o calendário letivo em andamento.

Fique bem claro aqui que não somos contra a avaliação, porém, questionamos não apenas a lógica de avaliar os resultados sem antes garantir as condições de qualidade para que haja crescimento e aprendizado, mas, principalmente, quem, como, quando e com que objetivo esta avaliação será colocada em prática.

Entendemos que a avaliação tem que ser aplicada por quem faz a educação, cotidianamente. Como pode uma empresa fazer uma avaliação sem ter o devido conhecimento do que foi trabalhado no decorrer do ano letivo?

Portanto, não concordamos com a forma como esta avaliação será realizada e tampouco com o acúmulo de avaliações (Prova Brasil, ANA e PROSA, além da avaliação da 4ª unidade elaborada pelos professores) agora no final do ano. Afinal, para que serve o Prosa se a Prova Brasil já serve de base para o IDEB?

Além do mais, vale lembrar que a prova não deve ser o único instrumento a ser utilizado para avaliar o aluno, afinal a aprendizagem propriamente dita é diferente da simples retenção do conhecimento. É preciso pensar em novas estratégias avaliativas. Fica a reflexão.

Diretoria da APLB-Sindicato