Emoção e unidade predominam na abertura do 11° Congresso Estadual da APLB-Sindicato

Fotos Manoel Porto Abertura 24102013 (147)
Em um clima festivo de união e na expectativa da conquista de mais avanços e vitórias foi realizada na noite de quinta-feira (24) a abertura oficial do 11º  Congresso Estadual da APLB-Sindicato. Com o tema “Organizar a luta e avançar nas conquistas”, 800 delegados e delegadas eleitos nas redes públicas (estadual e municipal) do Estado da Bahia participam do evento nos dias  24, 25 e 26, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. Todos podem acompanhar o evento que é transmitido pela TV APLB ao vivo no endereço <www.aplbsindicato.org.br>.
Na abertura do evento, um grupo de crianças do Projeto Viva Paz realizou uma apresentação de dança, prestando uma homenagem aos educadores ao som da música Cessar Fogo, para “representar a voz dos artistas”. Logo depois, um vídeo produzido pela TV-APLB foi apresentado revelando depoimentos de diretores da APLB-Sindicato e flagrantes, de fatos e fotos, da história de luta da categoria nestes 61 anos de existência e da histórica greve de mais de 115 dias. O cantor Aloísio Menezes entoou o Hino da Bahia.
A jornalista Angelina Yoshie, mestre de cerimônias, registrou as presenças das autoridades e direcionou os convidados para instalação da Mesa Política do evento. O coordenador-geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, cumprimentou o público, as autoridades e destacou a importância do evento. “É uma tarefa muito grande, mas o Congresso tem a capacidade de debater a Conjuntura Nacional e construir uma agenda política de Educação para o Estado da Bahia. A expectativa é de que esse Congresso se desdobre em uma grande Conferência na Costa do Sauípe para que todos respeitem os educadores e a APLB-Sindicato”. E completou, sendo ovacionado pela categoria: “Vamos construir uma representação na Assembleia Legislativa. Queremos ouvir o professor”, exclamou Rui.
O secretário Estadual de Educação na Bahia, Osvaldo Barreto Filho, esteve presente representando o governador Jaques Wagner e elogiou a organização e magnitude do Congresso. “Parabéns à APLB-Sindicato pela sua atuação nestes 61 anos. Desejo sucesso na construção das políticas de Educação”, ressaltou. A senadora Lídice da Mata (PSB) falou dos desafios dos educadores, da garra e mobilização da categoria. “Cada um de vocês é um herói que invade a sala de aula com entusiasmo contra a violência e as dificuldades”, afirmou.
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comemorou a reconstrução que o atual governo empreendeu na área, da Educação, mas enfatizou que os desafios são muitos quando se trata da educação no Brasil. O vereador Everaldo Augusto (PCdoB), representou a Câmara Municipal de Salvador e foi eloquente ao declarar que a APLB-Sindicato é uma das entidades mais importantes e combativas, lembrando de sua força na luta contra a ditadura militar.
Também fizeram parte da mesa política na abertura do 11º Congresso da APLB-Sindicato, a vice-coordenadora da APLB-Sindicato Marilene Betros; a diretora e uma das coordenadoras técnica do Congresso, Olívia Mendes; o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), representando a Comissão de Educação; a chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, representou o secretário Nilton Vasconcelos;  Adilson Araújo, presidente nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Sérgio Guerra, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia; Davidson Magalhães, vice-presidente do PCdoB na Bahia; o secretário-geral do PSB-BA, Rodrigo Hita; o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB); e Eliezer Cruz, representando o secretário Municipal da Educação, Jorge Khoury.
A abertura oficial foi transmitida ao vivo pela TV APLB em nosso site
Crédito das fotos: Getúlio Lefundes e Manoel Porto

DSC_0039
Logo após o ato político, sob a coordenação da vice-coordenadora Marilene dos Santos Betros foi iniciada a plenária com o tema “A conjuntura Mundial: a crise, os desafios e perspectivas da classe trabalhadora e do sindicalismo”. Fizeram parte deste debate os palestrantes Adilson Araújo, presidente nacional da CTB; Altamiro Borges – jornalista, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé; e Joílson Cardoso, secretário de Polí­tica Sindical da CTB. A mesa contou com os mediadores Valdir Assis e Dilma Santana.
Adilson Araújo abordou a crise mundial e as circunstâncias que essa crise impõe, segundo ele, em uma perversa agenda regressiva, sobretudo no que diz respeito a precarização e flexibilização dos direitos sociais e trabalhistas. “As evidências desses sintomas se acentuam na elevada taxa de desemprego principalmente na Europa. No caso do Brasil, a gente faz um balanço desde o início das conquistas a partir do que foi conquistado por Lula. Contudo enxergamos a necessidade de uma nova arrancada para o desenvolvimento”.  Ele ainda destacou as bandeiras de luta como 10% do PIB para Educação, redução da jornada de trabalho e o fim do “famigerado” Fator Previdenciário.
O jornalista Altamiro Borges enfatizou que estamos vivendo um quadro de instabilidade no mundo. “A economia está vulnerável nos Estados Unidos, tendo reflexos no Brasil. Porém, percebe-se alguns avanços significativos nos últimos 10 anos nos setores agrário, tributário e urbano”, afirmou. Altamiro também ponderou que o Brasil tem uma esquerda que tem força no ponto de vista midiático.
Joílson abordou a Conjuntura Mundial. De acordo com ele, é muito confusa, com uma crise do Capitalismo que se manifesta como financeira, mas na verdade é estrutural. “Isso interfere na vida social do professor, na sua autoestima. O Congresso surge num momento importante para ter esta mobilidade e colocar os desafios no futuro do país. É a educação do novo ser altivo e soberano”, concluiu.

Aprovação do Regimento Interno revela unidade da categoria

Ainda na quinta-feira (24), primeiro dia do Congresso, após o almoço com a atração musical da dupla Adriana e Dennys, foi instalada a Plenária de Regimento Interno.
O objetivo da plenária foi encaminhar os projetos de discussão e debates para aprovação do Regimento Interno do 11º Congresso Estadual da APLB-Sindicato. Juntos, delegados, delegadas e a Mesa Diretora fizeram a leitura do Regimento, discutiram e votaram as propostas que dão o norte aos trabalhos do Congresso.
O Regimento Interno foi aprovado por unanimidade. Entre outras propostas ficou definido que o Congresso funcionará com uma Plenária de Abertura, de Encerramento e Intermediárias para realizar todo o temário do evento.
“A aprovação do Regimento Interno revelou a maturidade dos delegados e delegadas do Congresso. Isso norteará os próximos passos do Congresso. Todos nós estamos de parabéns”, afirmou Rui Oliveira, coordenador -geral da APLB-Sindicato.
Para a vice-coordenadora Marilene Betros, a categoria respondeu positivamente ao chamado do sindicato de sua classe. “Vamos beber na fonte para buscar mais e mais força, contra aqueles que não entendem a importância da educação. Só unidos e organizados poderemos alcançar novas conquistas na construção de uma educação pública, laica e de qualidade”, destacou Marilene.
A diretora de Administração, Elza Mello, acredita que o Congresso está cumprindo o seu objetivo. “A discussão e aprovação do Regimento Interno pela esmagadora maioria dos delegados presentes só vem afirmar que o Congresso está no caminho certo. Minha expectativa é de que o Congresso seja vitorioso nas políticas sindicais e estruturais para que possamos organizar a luta e avançar mais nas conquistas”, enfatizou Elza, que também faz parte da Comissão Técnica de Organização do Congresso.
A expectativa da Comissão Organizadora do Congresso é de que tudo ocorra com tranquilidade.  A diretora Olívia Mendes ressalta que o propósito principal é reafirmar a luta da APLB-Sindicato para todos os trabalhadores em educação e a sociedade. “Essa demonstração de força é importante porque espelha o que está fundamentado na APLB-Sindicato”. A diretora Claudenice Barbosa acredita que a discussão é importante para fortalecer o debate junto aos trabalhadores em Educação. “No Congresso, abordamos temas importantes para a sociedade brasileira além de oficinas temáticas que serão oportunizadas em diversas assuntos como Saúde, DST-Aids, ética, funcionários de escolas e outros”. Gercyjalda da Silva esclarece que outro ponto importante destacado no encontro é a união. “É preciso que a categoria siga conosco, em busca de melhores salários e condições de trabalho. Já obtemos grandes avanços aliados ao sindicato, mas com certeza podemos mais”.
Integraram a mesa da Plenária de Regimento Interno, o coordenador-geral da APLB-Sindicato, o professor Rui Oliveira; a vice-coordenadora Marilene Betros; o 1° secretário Claudemir Nonato; a Comissão Técnica Organizadora do Congresso formada pelas diretoras Olívia Mendes, Claudenice Barbosa e Gercyjalda da Silva;  A mesa contou ainda com Jurandir Gregório como relator e Maria Raimunda Santana, convidada.
Getulio Lefundes 241013 Regimento Interno (41)

Getulio Lefundes 241013 Regimento Interno (8)

Importante: o Congresso Estadual da APLB-Sindicato é transmitido ao vivo pela TV APLB em nosso site. <www.aplbsindicato.org.br>.
Crédito das fotos: Getúlio Lefundes e Manoel Porto

Notícias anteriores

Veja abaixo a programação do evento: