PROFESSORAS/ES DA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR SÃO SURPREENDIDOS COM CORTES DE SALÁRIOS EXORBITANTES

COMO SE NÃO BASTASSE:

 o momento terrível que estamos vivenciando por conta da pandemia;

 o sofrimento de ver tantas vidas ceifadas de pessoas da família, parentes, amigos e colegas;

 lidarmos com um governo genocida, negacionista, corrupto que não se importa com a vida do povo brasileiro;

 direitos do povo e dos trabalhadores sendo retirados para se impor o Estado Mínimo;

 o aumento do custo de vida, a inflação galopante, a miséria e o desemprego aumento;

 os cortes de gratificação e benefícios, como auxílios transporte e alimentação;

 a não validação do ensino remoto realizado com abnegação pelas/os professoras/es e coordenadoras/es pedagógicas/os durante todo o ano de 2020;

 a falta de estrutura e de formação para as/os professoras/es e coordenadoras/es pedagógicas/os para cumprir o trabalho remoto não ofertadas pela SMED;

 a exigência do executivo municipal para o retorno às aulas presenciais, mesmo com o alto risco de contaminações pela COVID-19;

 a dispensa de professoras/es Reda, deixando mães e pais de família desempregadas/os;
As/os professoras/es foram tomadas/os de surpresa e indignação, nesse mês de junho, ao verificarem nos seus contracheques cortes absurdos de valores nos seus salários por falta. Faltas?

Como falta se as/os professoras/es estão dia e noite com sobrecarga de trabalho, com excessivo tempo de tela, sem direito à desconexão? Como têm desconto de salário quando as/os professoras/es se reinventam para adotarem uma nova rotina de trabalho, com nova linguagem, novo formato, ferramentas digitais para cumprir o ensino remoto? Isso sem nenhum suporte da parte do executivo municipal! Junte-se a isso a angústia de ver que suas/eus alunas/os não dispõem das tecnologias para interagir nas aulas, o que promove o aprofundamento das desigualdades. E o que têm em troca? Só exigências, cobranças, imposições… e corte de salário!

A APLB se posiciona firmemente contra essa arbitrariedade que vem sendo imposta às/aos professoras/es e desde a primeira hora tem tomado as providências na busca de solução.
Pedimos às/os gestoras/es escolares que se posicionem em defesa das/os professoras/es das suas escolas não encaminhando faltas dessas/es companheiras/os que vêm cumprindo as suas atribuições com o trabalho remotas.

É preciso respeitar o Mandado de Segurança impetrado pela APLB-Sindicato! Ele tem que ser cumprido!

EXIGIMOS DA SMED, DAS GERÊNCIAS REGIONAIS E DE GESTORAS/ES ESCOLARES COERÊNCIA, DIÁLOGO, DEMOCRACIA NA GESTÃO E JUSTIÇA!

AÇÕES :
1. A APLB- SINDICATO solicita a todas/os/es companheiras/os que tiveram o corte nos seus salários que encaminhem, com urgência, o nome, matrícula e a escola para o email aplb.municipal@gmail.com para que as providencias sejam tomadas junto à smed.

2. O Departamento jurídico será acionado para que o Mandado de Segurança seja rigorosamente cumprido.

À LUTA, COMPANHEIRAS/OS!
APLB-SINDICATO