Porto Seguro – CNTE faz moção de solidariedade aos educadores e de repúdio ao prefeito

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE AOS EDUCADORES DE PORTO SEGURO –

E REPÚDIO AO PREFEITO

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa de cerca de 2,5 milhões de trabalhadores da educação básica pública em todo país, à qual a APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, é afiliada, vem a público manifestar seu irrestrito APOIO aos educadores da rede municipal de ensino de Porto Seguro, e repudiar a atitude do prefeito Gilberto Abade por demitir 112 professores contratados e cortar 20 horas de 389 dos concursados como medida de retaliação em função da greve da categoria.

Para a CNTE, é lamentável o tratamento autoritário que o executivo municipal tem dispensado aos educadores de Porto Seguro, que no ano passado culminou no bárbaro duplo assassinato dos Professores Elisney Pereira dos Santos e Álvaro Henrique Santos, vítimas de atentado praticado por encomenda, tendo como principal suspeito, o Secretário de Governo e Comunicação Social da Prefeitura de Porto Seguro, Edésio Lima Dantas, com o auxílio de três policiais militares, que se entregaram à Polícia assumindo a autoria, conforme apontou o inquérito policial.

A CNTE não admite qualquer forma de intimidação às lideranças sindicais e retaliação aos profissionais que trabalham em defesa da educação pública de qualidade e por vida digna e justa aos educadores.

Nesse sentido, a direção da Confederação espera que o Poder Executivo de Porto Seguro reveja a decisão tomada e estabeleça o canal de negociação com os educadores, que têm o direito constitucional à livre associação sindical e, conseqüentemente, o direito de negociar as suas condições de trabalho e perspectivas de carreira para o funcionamento permanente da educação pública.

Brasília, 28 de outubro de 2010

Roberto Franklin de Leão

Presidente – CNTE Brasília.

Notícias anteriores

COMUNICADO

PREFEITO DE PORTO SEGURO CORTA 20 HORAS DE 379 PROFESSORES CONCURSADOS E DEMITE 240 CONTRATADOS

O prefeito Gilberto Abade, de Porto Seguro, demite 240 professores contratados e corta 20 horas de 379 concursados como medida de retaliação devido a greve da categoria. Há quase 3 anos que os professores não tem reajuste salarial, sem falar que em 2009 os professores Álvaro e Elisney foram brutalmente assassinados em uma emboscada armada durante a greve. Segundo o Ministério Público Estadual o mandante do crime foi Edésio lima, ex secretário de governo do atual prefeito Abade.

Com a ação do prefeito mais de 500 professores irão ficar fora das escolas. A Secretaria de Educação pretende juntar as turmas dos alunos, superlotando assim as salas de aulas. A população está revoltada com a ação desastrosa do prefeito e  a APLB sindicato continua nas ruas lutando pelos direitos dos educadores  e dos alunos.

CONFIRA A LISTA DOS PROFISSIONAIS PREJUDICADOS NO DECRETO DO PREFEITO ABADE. Clique no anexo e veja o arquivo em PDF

APLB – Sindicato da Educação da Costa do Descobrimento – Porto Seguro – BA