População de Santaluz vai às ruas pedir solução de crime ‘contra professores’ e fim da violência na cidade

DSC_0202
Manifestação é considerada a maior já realizada na cidade – Cerca de sete mil pessoas participaram da mobilização

‘Basta de violência, queremos justiça: Santaluz quer paz!’. Levando esse lema, milhares de pessoas se mobilizaram na manhã de segunda-feira (13), em Santaluz, durante uma caminhada para pedir o fim da violência no município e uma solução para o assassinato de duas pessoas encontradas carbonizadas dentro do porta-malas de um carro incendiado às margens da BA-120. A polícia acredita que os corpos possam ser dos professores Edivaldo Silva de Oliveira, conhecido como Nino, e Jeovan Bandeira, mas segue aguardando o resultado dos exames para identificar os corpos.

DSC_0165

Por volta das 8h30, os manifestantes se concentraram em frente ao Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (Cenos), de onde saíram em caminhada pelas ruas da cidade. Durante o trajeto, o grupo fez paradas em frente ao Fórum, a delegacia e a Câmara de Vereadores da cidade, onde o ato foi encerrado com pedidos de justiça e mais segurança para população. À medida que a mobilização avançava pelas ruas ganhava ainda mais força, com a participação da comunidade. Segundo levantamento do Notícias de Santaluz, a Polícia Militar contou 6 mil pessoas nas ruas, e a Guarda Civil Municipal sete mil. A manifestação é considerada a maior já realizada no município.

DSC_0218

Para a estudante Stephanie Costa, de 12 anos, aluna do Cenos, o ato foi importante para chamar a atenção das autoridades. “Santaluz não é mais um lugar seguro. Em relação à morte dos professores Nino e Jeovan, é muito triste ver duas pessoas tão maravilhosas morrerem de uma forma tão trágica. É muito importante a sociedade se unir”, afirmou. Já para a aluna do Colégio Estadual José Leitão, Osmária Abreu, de 17 anos, o sentimento é de compaixão. “Essa caminhada foi importante para mostrar que as pessoas se importam com o que aconteceu. Sinto-me indignada com o que aconteceu com os professores Nino e Jeovan. Espero que o caso seja solucionado, pois a sociedade mostrou que quer essa resposta”, disse.

DSC_0219

O protesto foi organizado por diversas entidades como Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Estado da Bahia (APLB) Núcleo Santa Luz, Secretaria Municipal de Educação, Centro Espírita, escolas, igrejas evangélicas e católicas, loja maçônica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outras representações da sociedade civil. “Decidimos fazer esse protesto pelo fim da violência em Santaluz e a sociedade abraçou a ideia. Este é um pedido de justiça”, disse o presidente da APLB, Clenildo Peixinho.

DSC_0315

O Crime
Dois corpos foram encontrados carbonizados dentro do porta-malas de um carro incendiado às margens da BA-120, em Santaluz, na noite de sexta-feira (10). O veículo foi encontrado capotado na estrada que dá acesso ao município de Queimadas. Na ocasião, guarnições da PM e da Guarda Municipal foram acionadas após receberem a informação de que um acidente teria ocorrido e, quando chegaram ao local, constataram que os corpos estavam no porta-malas. O delegado João Farias ouviu cerca de dez pessoas neste domingo (12) sobre o caso. Dois jovens ainda foram conduzidos para averiguação na delegacia durante uma ação conjunta realizada entre as polícias Civil e Militar, mas foram liberados após serem ouvidos. A participação deles no caso não foi confirmada. O delegado disse que o objetivo do inquérito é determinar autoria e motivação do crime e enfatizou o empenho das investigações para elucidar o caso.

Fonte: Redação Notícias de Santaluz / Núcleo APLB de Santa Luz