PLANO DE LUTA PARA O 1º SEMESTRE DE 2012 – REDE MUNICIPAL DE SALVADOR

Em reunião realizada nesta terça-feira (06/03), no Auditório da APLB Sindicato, os representantes de escolas aprovaram o Plano de Luta Para o 1º Semestre de 2012, na Rede Municipal de Salvador. Veja na íntegra o documento:

Companheiras e companheiros:

Nessa primeira reunião de representantes de escolas queremos reafirmar nossa disposição de luta para o enfrentamento dos desafios que estão por vir. A palavra de ordem é manter a organização, a mobilização, sem perder de vista a nossa unidade, a nossa maturidade política, levando todas e todos à reflexão sobre a nossa responsabilidade enquanto trabalhadores e educadores.

A diretoria do sindicato tem a tarefa de encaminhar e defender – especialmente nas mesas de negociação – as decisões advindas das instâncias de deliberações da categoria e vocês, representantes de escola, são importantes nesse processo, porque são a garantia da permanente presença do sindicato em cada unidade escolar. Isso expressa a democracia interna da APLB e exige compromisso, dedicação, seriedade e disposição.

No município do Salvador estamos vivenciando um quadro político desfavorável aos soteropolitanos, em especial, a nós servidores da Educação, uma vez que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vem reprovando as contas do Prefeito ano após ano, devido às diversas irregularidades nas contas, como o não cumprimento da aplicação do percentual constitucional na educação, a contratação de pessoal sem concurso público e, principalmente, o gasto além do arrecadado. Falhas estas apontadas pelo TCM desde o primeiro ano de mandato de João Henrique.

Precisamos, portanto, acompanhar toda a tramitação do parecer do TCM na Câmara e estar presente no dia da votação a fim de evitar manobras do Executivo para impedir a votação do parecer, como aconteceu no ano passado, com as contas de 2009.

Assim, todos juntos construiremos as estratégias para o fortalecimento do movimento, a fim de alcançarmos as reivindicações gerais e específicas que ainda estão por se concretizar.

Com o empenho de todas e todos vamos fazendo a nossa história para ser contada e reproduzida.

À luta, companheiros!

Diretoria da APLB-Sindicato

FEVEREIRO:

 23 a 25 – Conselho Geral da APLB – Discussão da política geral; Plano de Lutas Gerais e específicas;

MARÇO:

 6 – Audiência Pública convocada pela Ouvidoria da Câmara

para tratar das escolas em reforma, manhã;

 6 – Reunião na SECULT para tratar do Calendário Especial

das escolas em reforma, manhã;

 6 – Reunião de Representante de Escola, 15 horas, na APLB;

 8 – Dia Internacional da Mulher – Caminhada conjunta com todas as entidades (CTB/CUT/UBM/FM, Sindicatos), saindo do Campo Grande, 16 horas;

 14 a 16 – Greve Nacional e Municipal:

14 – Manifestação conjunta rede estadual/ rede municipal – Praça da Piedade, às 9 horas;

15 – Manifestação pelo Plano de Saúde – na SEPLAG, às 10 horas;

16 – Debate rede estadual/rede municipal sobre Previdência , na Faculdade Olga Mettig (Mouraria), às 9 horas.

 19 – Atividade do Departamento de Mulheres da APLB

 27 – Reunião de representante de escola – Discussão e elaboração da pauta de reivindicações 2012, às 9 horas;

 28 e 29 – Discussão nas escolas em todos os turnos da Pauta de Reivindicações 2012;

 30 – Reunião de representantes de escola para fechar a Pauta de Reivindicações, a partir das contribuições apresentadas pelos representantes de escola, a ser levada para a assembléia geral, na APLB, às 14 horas;

ABRIL:

 03 – Assembleia geral da categoria – Discussão e aprovação da Pauta de Reivindicações, no Ginásio dos Bancários, às 9 horas;

 03 – Entrega da Pauta de Reivindicações ao Executivo Municipal e ao Legislativo Municipal, 15 horas;

 24 – Aniversário da APLB – 60 anos – Atividade política e festiva;

 21 a 27 – Semana Nacional em Defesa e Promoção da

Educação Pública – atividades orientadas pela CNTE;

MAIO:

 1º – Dia do trabalhador – Atividade conjunta do movimento sindical – Centrais sindicais e sindicatos afiliados;

 30 – Eleição de representante de escola nos três turnos

JUNHO:

 Forró da APLB (data a confirmar)

Importante:

1. Como sabemos, a campanha salarial desse ano terá que ser curta em função das eleições municipais, cujas exigências legais são impeditivas para aprovação de reajuste ou qualquer outra matéria que dependa do legislativo. Portanto, vamos acelerar nossa campanha salarial para garantir nossas conquistas;

2. No curso dos acontecimentos, e de acordo com a legislação eleitoral, iremos agendando outras atividades, a exemplo de reuniões de representante de escola, assembleias e outras formas de mobilização, já que não podemos prever o que poderá ocorrer;

3. Antes de encerrarmos o 1º semestre trataremos do Plano de Lutas para o 2º semestre.