OS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL AGITARAM AS RUAS DE SALVADOR NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA PARA PROTESTAR CONTRA O PADRÃO DE QUALIDADE SMED

DSC_0062

Os trabalhadores da educação da rede municipal agitaram o centro de Salvador na tarde desta quinta-feira, 07. A mobilização dos educadores começou com uma assembleia superlotada e bastante participativa, realizada na quadra do Ginásio dos Bancários, nos Aflitos, que reafirmou a posição de rejeição da categoria ao Decreto 24.361/2013, que estabelece o Padrão de Qualidade SMED para funcionamento dos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal, e aprovou, por ampla maioria da plenária, um documento com as considerações da categoria sobre o referido decreto.

DSC_0079

A assembleia contou com a participação dos vereadores Everaldo Augusto (PCdoB), Sílvio Humberto (PSB) e Hilton Coelho (Psol), da comissão de Educação da Câmara Municipal, que prestaram apoio ao movimento, receberam o documento entregue pela diretoria do Sindicato e prometeram levar o debate da questão para a Câmara.

DSC_0151

Caminhada

Ao final da assembleia, os educadores realizaram uma vigorosa caminhada em direção à Prefeitura, para entregar o documento ao prefeito de Salvador. A manifestação contou com expressiva participação dos educadores, que chamaram a atenção da população com apitaço, faixas, bandeiras e palavras de ordem. Na Prefeitura mantiveram a mobilização, com bandeiras, parodias e palavras de ordem, enquanto a direção do Sindicato, acompanhada por representantes da base e os vereadores presentes, foi recebida pelos secretários Pedro Godinho, da Casa Civil, Roberto Messias, da Comunicação, e a subsecretaria de Educação, Tereza Pontual.

DSC_0346

Na reunião com os secretários, a direção do Sindicato reforçou o posicionamento da categoria de rejeição ao decreto, tanto pelo seu conteúdo, como pela forma com que o mesmo foi elaborado, sem a participação dos segmentos interessados. Na carta entregue ao secretário Pedro Godinho, que prometeu encaminha-lo ao prefeito, os educadores argumentam que “a educação de qualidade socialmente referenciada exige também a elaboração do projeto político pedagógico de forma coletiva, participativa, que contemple os fins sociais e pedagógicos da escola”. A subsecretária Tereza Pontual também recebeu uma cópia do documento que será entregue ao secretário Jorge Khoury. Ela garantiu celeridade da SMED no agendamento de uma reunião com a direção do Sindicato para analisar o documento e apresentar saídas para a questão.

Audiência pública

Durante o encontro, os vereadores Silvio Humberto, Everaldo Augusto e Hilton Coelho, anunciaram a disposição da Comissão de Educação, de organizar uma audiência pública para debater sobre o Padrão de Qualidade SMED e as considerações contidas na carta dos educadores.