ENCONTRO DE FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS FOI UM SUCESSO: 650 DELEGADOS REPRESENTARAM 75 MUNICÍPIOS

Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (14)
Foi realizado nos dias 19 e 20 de julho, o 16º encontro Estadual dos Funcionários da Educação, da rede estadual – e municipal – na cidade de Maracás, a 400 quilômetros de Salvador, com a presença de 650 delegados de 75 municípios do Estado da Bahia.
No início houve a apresentação do grupo cultural Concriz com declamações de poesia, e logo a seguir o monólogo apresentado por uma professora da cidade de Camacan,  representando a figura do índio.
Depois foi formada a mesa de abertura com  Sra. Edna Souza Leal Fontes, secretária de Educação do Município; professor Rui Oliveira, coordenador geral da APLB-Sindicato; Nivaldino Felix, diretor de imprensa da APLB coordenador do DEFE-Bahia; Dilma Santana, diretora Regional APLB; professora Marinalva Lima (Dina), diretora da APLB; e o professor Feliciano de Almeida Cunha, diretor da Delegacia Sindical Nascente do Jequiriçá.
Em seguida, o professor Rui Oliveira fez uma análise da conjuntura quando abordou diversos aspectos do mundo globalizado.
O diretor de Organização da APLB-Sindicato, professor José Lourenço Dias informa que foi proposto e aprovado no XVI Encontro de Funcionários da Educação o nome do professor Rui Oliveira como pré-candidato a deputado estadual para representar os trabalhadores em educação. A proposta se fundamentou nos discursos e debates  acerca da necessidade da categoria ter um representante da área da educação e que realmente conheça os problemas e dificuldades da categoria.
Seguindo a programação, o assessor técnico da APLB, Joel  Câmara, falou sobre a importância dos planos de cargos e carreira unificados para a categoria, alertando para alguns aspectos da Lei 12014.
Logo depois, o professor Lourenço Dias mostrou a importância do Profuncionário para a evolução dos não-docentes na carreira, para em seguida sugerir a diminuição da carga horária do curso de 1260 horas para 800 horas, e  propôs um curso de qualificação para aqueles que, por alguma razão, não podem fazer o Profuncionário.
Outro palestrante, Edimilson Almeida, técnico em educação, abordou também diversos aspectos do Profuncionário, indicando os endereços para convênios das prefeituras com os institutos federais e falou da importância do curso.
À noite, a APLB, núcleo local, agraciou as delegações com um forro pé de serra. No dia 20, foi feita uma caminhada até a feira da cidade, com a presença de mais de 400 funcionários. A animação do povo  deu  mais brilho ao evento, o que animou a cidade  de Maracás de temperatura fria.
Em seguida tivemos os temas das oficinas, iniciando pelo professor Noildo Nascimento que falou sobre a previdência pública, quando aconselhou os municípios a fugir da previdência privada, que, segundo ele, é um engodo.
A professora Olivia Mendes abordou questões como a saúde física e mental dos trabalhadores em educação, didaticamente mostrou os cuidados que os funcionários devem ter na execução de suas tarefas, abordou aspectos do assédio moral, quando foi muito aplaudida pelos presentes.
A professora Gercyjalda Rosa falou sobre as doenças sexualmente transmissíveis, dando ênfase a questão da prevenção, mostrando didaticamente como as mulheres e homens devem usar a camisinha no ato sexual. A professora Valdice falou da Conferência Estadual do Meio Ambiente , assim como a Conferência Nacional do Meio Ambiente, e a importância disso para o planeta.
Em seguida, a professora Ana Angélica fez explanação sobre a violência contra a mulher e as medidas que devem ser tomadas por elas, exaltando a Lei Maria da Penha. As professoras foram bem aplaudidas.
A professora Hercia Azevedo falou sobre gestão pública, abordando o tema didaticamente, mostrando o papel do gestor e repudiando a figura do diretor mandão e centralizador. Foi muito aplaudida.
Por último, o professor Valdir falou sobre as novas tecnologias na educação, o profissionalismo na escola e a importância disso para a educação.
Em seguida tivemos a votação das propostas:
1- FIM DA TERCEIRIZAÇÃO
2-REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA JÁ PARA FUNCIONÁRIO
3-PAGAMENTO DO PISO SALARIAL PARA OS FUNCIONÁRIOS CONCLUÍRAM O CURSO
4-UM CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS QUE NÃO FIZERAM O PROFUNCIONÁRIO.
5-CONSTRUÇÃO DE UMA CANDIDATURA DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO
6-IMPLEMENTAR EM TODOS OS MUNICÍPIOS PLANO DE CARGO E CARREIRA UNIFICADO
7-IMPLEMENTAR EM TODOS OS MUNICÍPIOS O PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO
8- CRIAÇÃO DE UM DEPARTAMENTO DE FUNCIONÁRIO EM NÍVEL ESTADUAL
9- LUTAR PARA ACABAR COM AS HUMILHAÇÕES SOFRIDAS POR FUNCIONÁRIOS NAS ESCOLAS
10- CONCURSO PÚBLICO PARA FUNCIONÁRIOS
11-VOLTA DO PERCENTUAL DE 100% DO CET.
12- PAGAMENTO DA GRATIFICAÇÃO DE PERIFERIA PARA OS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM EM ESCOLAS DE RISCO.
13- MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO
14- PRÓXIMO ENCONTRO SERÁ NA CIDADE DE ILHÉUS, EM 2014
A diretoria da APLB-Sindicato agradece o prefeito de Maracás, Paulo Sérgio dos Anjos, e a secretária de Educação do Município, Edna Souza Leal Fontes, pelo apoio e acolhida que deram ao evento.
Assessoria de Imprensa. Com informações dos diretores de Imprensa e de Organização da APLB-Sindicato, Nivaldino Felix e José Lourenço Dias, respectivamente. Nivaldino é também coordenador do Departamento de Funcionários (DEFE-Bahia).

Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (20)

Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (21)
Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (24)
Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (25)
Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (26)
Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (27)
Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (28)
Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (29)
Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (30)
Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (31)
IMG_20130719_104738
IMG_20130719_104802
IMG_20130719_105024
IMG_20130719_105522
IMG_20130719_105758
Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (1)
Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (16) Encontro de Funcionários-Maracás GL_19092013 (19)

DSC_0356 (2) DSC_0360 DSC_0363 DSC_0054 (2) DSC_0082 (3) DSC_0161 DSC_0218 DSC_0246 DSC_0272 DSC_0278 DSC_0297

Caminhada:

DSC_0051 DSC_0010 DSC_0011 DSC_0012 DSC_0013 DSC_0014 DSC_0015 DSC_0016 DSC_0017 DSC_0022 DSC_0023 DSC_0027 DSC_0029 DSC_0030 DSC_0039 DSC_0042 DSC_0043 DSC_0045 DSC_0047 DSC_0048

Crédito das fotos: Getúlio Lefundes

Notícias anteriores:
MARACÁS: O  DIA DA CHEGADA DAS DELEGAÇÕES PARA O 16º Encontro de Funcionários É SEXTA-FEIRA,19, PELA MANHÃ
Funcionários de Escolas - 13 Encontro - 290608
ATENÇÃO
 Atividades adicionais 16º Encontro de Funcionários

Na sexta-feira dia 19, às 20 horas, teremos um forró.

No sábado – dia 20, antes do evento, às 8 horas, teremos uma caminhada na feira, acompanhados de uma banda de música.

Detalhe importante: traga cobertor, está fazendo muito frio na cidade.

Nivaldino Felix – diretor de Imprensa da APLB-Sindicato

Outras orientações

1- Por falta de hotel de grande porte as delegações ficam hospedadas em pousadas.

2- As delegações maiores serão divididas por diversas pousadas em virtude de ter poucas vagas nesses locais. Com pedimos a compreensão de todos.

3- A APLB só se responsabiliza pela hospedagem, qualquer consumo fica por conta dos delegados

4-  As delegações ao chegarem tomarão café,  e devem se dirigir  ao local do evento no auditório

5- Tendo qualquer dúvida, procurar a professora Dina e Nivaldino.

6-  Em  Maracás  vamos designar as delegações para as pousadas, localizadas nas cidades de  Maracás – Planaltina e Jaguaquara

7- Alimentação e hospedagem é com a APLB, para 400  pessoas inscritas para o evento.

8- As delegações devem chegar no máximo às 7h30

9- Todas as delegações devem chegar no dia 19 pela manhã

10- Para o almoço e  janta e o café, as pessoas receberão um tíquete.

11- Todas as delegações devem levar roupa de frio

12- Ao chegar à  cidade, no dia 19, uma comissão de recepção irá receber as delegações

BOA VIAGEM !

Nivaldino Felix – diretor de Imprensa da APLB-Sindicato

Notícias anteriores:

Atenção: as delegações dos núcleos da APLB-Sindicato do interior do Estado fizeram suas inscrições para participar do 16° Encontro de Funcionários da Educação, em Maracás, até o dia 10 de julho.
Os interessados enviaram suas inscrições para o e-mail da Secretaria da APLB-Sindicato: secretariaaplb@gmail.com
Qualquer dúvida, procurar os diretores: Nivaldino Felix, Gercy, Hércia, Edmilson e Claudenice.