Diretoria eleita toma posse e reforça a luta em defesa da educação e dos educadores

A nova diretoria da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia para o quadriênio 2014/2018, referendada em eleição ocorrida nos dias 10 e 11 de setembro, tomou posse nesta quarta-feira (15). O ato foi realizado no Hotel Sol Victoria Marina, em clima formal e ao mesmo tempo festivo. Na oportunidade, os diretores Rui Oliveira e Marilene Betros foram reconduzidos, respectivamente, à coordenação geral e vice-coordenação da entidade.

Lideranças políticas e sindicais prestigiaram o evento e exaltaram a importância da atuação da APLB na defesa da educação pública de qualidade e dos educadores da Bahia.

O coordenador geral Rui Oliveira encerrou a solenidade fazendo um balanço onde elencou as conquistas da categoria em nível estadual, bem como as principais ações políticas da entidade durante a gestão que se encerra agora. Ele assinalou que a diretoria reeleita tem a responsabilidade de conduzir a entidade, com autonomia e transparência, e lembrou que a vigência da gestão, que antes era de três anos, passou para quatro anos em decorrência de mudança estatutária.

Desafio

A vice-coordenadora Marilene Betros saudou as professoras e professores pela passagem do seu dia e disse que o grande desafio nestes quatro será a luta para implantar as metas do PNE, 20% das quais preveem a valorização dos profissionais da educação. “Estarmos à frente da APLB-Sindicato é motivo de muito orgulho e nesta nova gestão estamos inaugurando um novo tempo, de muito trabalho e luta em defesa da educação e dos educadores”.

A diretora Elza Melo também homenageou as professoras pelo seu dia e fez uma saudação especial aos novos integrantes da diretoria, que “vem para fortalecer a luta”. Elza lembrou os 62 anos de atuação política da APLB-Sindicato na organização dos trabalhadores da educação, exaltou o poder de mobilização da entidade  e disse que a APLB é um dos poucos sindicados que reúne a categoria em assembleias e manifestações gigantescas.

Em sua saudação, o diretor Claudemir Nonato ressaltou a importância de a APLB-Sindicato continuar independente em relação aos governos nesta nova gestão.

O vereador Everaldo Augusto (PCdoB), também professor e filiado à APLB, disse que a entidade tem um grande simbolismo para a politica da Bahia. “A história da APLB é muito linda e rica, principalmente pela demonstração de vitalidade e vigor em sua ligação com a base, pela firmeza na defesa da categoria, sempre mantendo a sua autonomia. Nesse momento, a APLB tem o importante papel de buscar saídas para a crise que vive a educação”.

Impossibilitada de comparecer à cerimônia de posse, a senadora Lídice da Mata (PSB) enviou uma carta, na qual saúda os professores pelo seu dia e parabeniza a diretoria eleita, destacando a APLB-Sindicato como uma “atuante entidade que muito eficientemente defende os interesses dos professores baianos”. Rodrigo Hita, secretario geral do PSB da Bahia, desejou boa sorte à APLB, elogiando a entidade por sua luta e importância para os trabalhadores da educação e a política da Bahia.

Rosa Souza, vice-presidente da CTB/BA parabenizou a nova diretoria da APLB-Sindicato, entidade que destacou como de grande importância na política sindical e luta em defesa dos direitos dos educadores e saudou às professoras e professores pelo trabalho na formação intelectual e crítica da sociedade. “Os professores tem a responsabilidade não só pela educação escolar básica, mas pela formação ideológica dos novos cidadãos e cidadãs, o que é fundamental para a transformação da nossa sociedade”.

Participaram também da mesa: Ailton Araújo, secretário geral da CTB e presidente da comissão eleitoral, que dirigiu a solenidade de posse, as diretoras Ivone Azevedo e Dilma Santana Miranda, e o advogado Deraldo Brandão, assessor jurídico da APLB-Sindicato.

Logo após o ato de posse, a nova diretoria e convidados confraternizaram com um coquetel servido à beira da piscina do Sol Victoria Mariana, de onde seguiram para a Festa da Professora e do Professor, realizada no Cais Dourado.

Fotos: Manoel Porto e assessoria da APLB-Sindicato

Notícias anteriores:

POSSE DA NOVA DIRETORIA DA APLB-SINDICATO NESTA QUARTA-FEIRA, ÀS 16 HORAS, NO SOL VICTORIA MARINA

Seguindo estritamente o que preconiza o seu Estatuto, a APLB-Sindicato dá posse aos seus diretores para o próximo quatriênio.

O evento será realizado às 16 horas desta quarta-feira – 15 de outubro – no Salão Ilha de Maré, no Hotel Sol Victoria Marina, no Corredor da Vitória, em Salvador.

Diretoria da APLB-Sindicato para o quadriênio 2014/2018

1º SECRETÁRIO: Rui Oliveira