NOTA PÚBLICA DA APLB-SINDICATO SOBRE A REALIZAÇÃO DO ENEM 2020

A APLB-SINDICATO repudia a atitude do MEC e do INEP de realizar as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em todo o país em meio ao aumento dos casos de Covid-19.

O ENEM é a principal forma de ingresso para o ensino superior no Brasil e a decisão de manter a aplicação das provas resultou em altos índices de abstenção, reforçando a política de exclusão social praticada no Brasil.

Desde o início do ano passado, a APLB-Sindicato e outras entidades da Educação pediram ao INEP e também à Justiça a suspensão do ENEM até o fim da quarentena imposta pela pandemia do coronavírus. O objetivo da APLB-Sindicato era garantir  igualdade de condições para que alunos da rede pública e privada realizassem as provas com segurança e sem prejuízos no processo de preparo para o Exame. No entanto, os pedidos da APLB-Sindicato e demais entidades foram negados.

O ENEM foi aplicado sem a devida estrutura e o que vimos foram salas superlotadas e estudantes impedidos de fazerem a prova, além dos que resolveram não arriscar a vida comparecendo aos locais de aplicação frente à onda de contaminação.

Sendo assim, a APLB-Sindicato espera soluções dos órgãos da Educação para amenizar as consequências do aumento da defasagem, ampliada pela aplicação do ENEM em plena pandemia, o que resultou num retrocesso de anos em um processo de inclusão que vinha sendo construído.

Diretoria da APLB-Sindicato