NOTA DO FÓRUM DAS ADS SOBRE O DECRETO ESTADUAL DE RETORNO PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO

NOTA DO FÓRUM DAS ADS SOBRE O DECRETO ESTADUAL DE RETORNO PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO

 O Brasil se encontra no epicentro da pandemia da Covid 19, com 536 mil mortes e sem nenhuma perspectiva de aceleração da vacinação. Diariamente surge na CPI da COVID mais informações sobre superfaturamento e corrupção na aquisição de vacinas pelo governo federal. Cada vez fica mais claro que a política negacionista do governo Bolsonaro pouco se importa com a vida da população, procurando de todas as formas assegurar os lucros dos grandes empresários, não avançando no auxílio emergencial digno para os trabalhadores e trabalhadoras e não implementando um lockdown que contenha o avanço do vírus. Além disso, a pressão pela queda de Jair Bolsonaro aumenta nas ruas com a presença cada vez maior nos atos realizados por todo o país nos dias 29M, 13J e 3J, com possibilidade de um grandioso ato no próximo 24J.   

É neste contexto que o Governador da Bahia, Rui Costa, acaba de autorizar a retomada do retorno presencial das aulas no estado da Bahia, de forma “híbrida”, no momento em que 24.910 vidas foram perdidas em todo o estado em razão da Covid 19. O governo do Estado não realizou, no período de suspensão das atividades presenciais, um investimento maciço para equipar as escolas e universidades com as condições de biossegurança necessárias para receber os professores, técnicos administrativos e alunos, que fazem parte de uma população em que apenas 50,1% foi vacinada. A vacinação setorial da população não garante a diminuição da disseminação do vírus, pois, pessoas vacinadas podem continuar transmitindo o vírus. No entanto, Rui Costa já anuncia que os profissionais da educação que não retornarem ao trabalho terão seus salários cortados, demonstrando mais uma vez o tratamento desrespeitoso dispensado aos servidores públicos estaduais, de forma notadamente autoritária e se alinhando à política negacionista de Bolsonaro.

O Fórum das ADs vem manifestar o seu profundo repúdio a mais uma atitude truculenta de Rui Costa que não estabelece nenhum diálogo com a categoria docente, que não apresenta um planejamento adequado para o retorno presencial das aulas e pode ser responsável pelo aumento do número de mortes no estado. Nos solidarizamos com todos os docentes da rede pública fundamental e médio, que não aceitam retornar às atividades presenciais sem as garantias mínimas de biossegurança. Nas Universidades Estaduais continuaremos defendendo as deliberações do ANDES-SN de compromisso de defesa da vida e da vacinação de todos e todas como condição para o retorno presencial das atividades da educação, além da garantia de medidas de biossegurança em todos os espaços institucionais. 

14 de julho de 2021

Fórum das Associações de docentes das universidades estaduais da Bahia

ADUFS, ADUNEB, ADUSB, ADUSC

Você pode gostar de ler também: