NOTA DA APLB-SINDICATO SOBRE O INÍCIO DAS AULAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JEQUIÉ

A APLB-Sindicato – Jequié está recebendo constantes denúncias, por parte dos professores e funcionários de que as escolas da Rede Municipal de Jequié estão sem nenhuma condição para início das aulas. Muitas unidades escolares encontram-se sem funcionários de apoio, de secretaria, de portaria, merendeiras e auxiliares de classe, os quais são terceirizados, e o Governo Municipal até agora não tomou providências para contratá-los, garantindo assim, condições para o início das aulas com a presença desses profissionais.

A situação é crítica também com relação à infraestrutura das escolas. Muitas delas encontram-se com a estrutura física precária, necessitando de reparos urgentes, reforma geral, ampliação e construção, a depender do caso, como: Escola Municipal Adolfo Ribeiro, Escola Prof° Brito, Escola Municipal Dom Jairo, Creche Juju Borges, Escola Municipal de Educação Integral Ademar Vieira, Centro Educacional Presidente Médici, Centro Educacional Leur Lomanto, Centro Educacional Municipal de Educação Infantil Lírios do Vale, Escola Municipal José Augusto Barreto, Escola Municipal Silvia Vieira, Escola Municipal Ademilton Novaes de Almeida, Escola Municipalizada Joana Angélica e Escola Municipal Hilda Rodrigues. Sem falar das escolas que precisam de reparos emergenciais.

Além desses problemas desconhecemos ações para agilizar o oferecimento da alimentação escolar já para o primeiro dia de aula. Quando se trata da alimentação escolar, é necessário salientar que ela deva ser rica em nutrientes e que de fato alimente os estudantes para a sua permanência nas atividades letivas e que esse possa cumprir a carga horária destinada para cada dia de aula.

Outra situação que vem preocupando aos trabalhadores e trabalhadoras em educação é a viabilização do transporte escolar, que ainda não temos informações oficiais de como vai ser feito. É preciso que os estudantes, funcionários, professores e professoras que fazem uso dele, sejam tratados como cidadãos e transportados com segurança e dignidade. Afinal, a vida deles não pode ser colocada em risco todos os dias a caminho da escola.

Os profissionais da educação, em meio a esse contexto, estão amedrontados com a falta de segurança. Muitas escolas da rede municipal estão localizadas em locais distantes do centro da cidade e oferecem constantes riscos sociais. Também não se tem conhecimento qual será a prática adotada pelo Governo Municipal para garantir a segurança de estudantes, professores, professoras e funcionários durante o funcionamento da unidade escolar.

São tantos os problemas, que fica difícil listar todos. Os funcionários e professores relatam que se sentem desmotivados com a atual precariedade das escolas municipais. É necessário que pais, mães, estudantes, professores, professoras, conselhos escolares e comunidade do entorno da escola acompanhem essa situação e de forma democrática discutam juntos e busquem uma alternativa para viabilizar o início do ano letivo, pois a educação é um direito garantido na Constituição Federal a todos os brasileiros. Segundo a lei maior do nosso país, é dever do Estado e da sociedade garantir o oferecimento desse direito com condições para isso.

APLB-SINDICATO

Delegacia Sindical do Sol/APROMUJE