APLB encerra os dez dias de Greve Nacional da Educação em grande protesto na casa do deputado Arthur Maia, relator da PEC 287

Ainda não podemos dizer que a luta acabou, pois a nefasta PEC 287 que traz a proposta da reforma da previdência continua aterrorizando os trabalhadores. Mas podemos dizer sim, sem sombra de dúvida, que os dez dias da Greve Nacional da Educação, de 15 a 24 de março, foram dias vitoriosos e de intensa participação nas atividades, dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de todo o Estado da Bahia, além da adesão de diversas outras categorias. E, para fechar este ciclo, no último dia da greve, nesta sexta-feira, 24 de março, a APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia promoveu  uma grandiosa manifestação que revela a sua marca de sindicato aguerrido e de luta. Não podia ser diferente! Convocados pela APLB-Sindicato, centenas de trabalhadores em educação, centrais sindicais como CTB, CUT, Sindicato dos Comerciários, frentes Povo Sem Medo e representantes de outras categorias, se reuniram na Avenida ACM e saíram em caminhada, em um forte protesto, até o Caminho das Árvores, na residência do deputado Federal Arthur Maia (PPS-BA), relator da proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência, a famigerada PEC 287.

Crédito das Fotos: Getúlio Lefundes, Adriana Roque e Luciano Cerqueira

Cartazes, faixas, apitos, carro de som, banda de percussão e muito barulho para chamar a atenção foram as ferramentas de luta dos trabalhadores e trabalhadoras que não vão descansar! Durante a caminhada a população, motoristas, funcionários dos pontos comerciais levantavam o braço em sinal de apoio e se juntavam à uma só voz: Fora Temer! Não à reforma da Previdência!

Durante a manifestação o coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, destacou que a APLB vai organizar  uma romaria para Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, onde a família do deputado tem residência. “O povo só conseguirá reverter as medidas nefastas do governo Temer que assolam o trabalhador indo protestar nas ruas. Precisamos unir forças e convocar todos os trabalhadores e trabalhadoras contra o desmonte do Brasil, contra o golpe que a direita reacionária quer impor ao Brasil e aos brasileiros. No dia 31 de março, a Educação e todo o país vai parar! Vamos lutar! Vamos para às ruas, pois só nas ruas é que vamos derrotar essas reformas que estão tentando fazer.  Viva a APLB! Viva a luta dos trabalhadores! Viva as centrais sindicais!”, convoca Rui.

Nesta sexta, os trabalhadores em Educação mais uma vez mostraram que têm garra e disposição para lutar pelos seus direitos. A palavra de ordem da APLB é: vamos para a rua, para a luta, é na rua o nosso lugar. Contra a terceirização que humilha e escraviza os trabalhadores, contra as reformas trabalhistas e da Previdência que propõem assolar e ferir o trabalhador usurpando os seus direitos sagrados e conquistados com muita luta e suor.

Na próxima sexta, 31 de março, todos às ruas para continuar protestando contra a famigerada PEC 287  e a terceirização. A Educação e o Brasil irão parar!  Concentração no Fórum Ruy Barbosa, às 9h