MÚSICA -Trio Virgulino e Convidados – Sexta-feira, 09 de Maio, 21h – Largo Tereza Batista (Pelourinho)

Show do Trio Virgulino em Salvador

O Trio Virgulino, banda pernambucana que está entre as maiores representantes do forró pé-de-serra no país, vem a Salvador para comandar a festa Forró Comendo no Centro, dia 9 (sexta-feira), às 21 horas, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. Na mesma noite, também sobe no palco a baiana Flor Serena, que há 15 anos leva o estilo tipicamente nordestino Brasil afora.

A promessa é que o Largo Tereza Batista ganhe ares de arraiá e o arrasta-pé não deixe ninguém parado a noite toda. Pelo menos esse é clima dos shows comandados pelo Trio Virgulino, que está na estrada há 34 anos, com dez discos e um DVD lançados, tendo à frente os veteranos e respeitados músicos Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), que também fazem show em Camaçari, no Espaço Cultural Casa de Taipa, sábado, dia 10.

O Trio Virgulino é o condutor de um movimento que se iniciou no começo dos anos 90 e que hoje ecoa por todo o mundo, influenciando um monte de garotos que formaram vários trios e bandas, como Bicho de Pé, Rastapé Forroçana e Falamansa. Foi a partir deles que nasceu o “Forró Universitário”.

Como contam orgulhosamente, nos anos 80, Enoch, Adelmo e Roberto se apresentavam onde tinham espaço, em inaugurações, postos de gasolina, festas de aniversário, comícios políticos ou onde cabiam os três. Até que, em 1986, a partir de uma “vaquinha” comunitária, eles puderam gravar seu primeiro trabalho. O vinil “Beijo Moreno”, que atualmente é considerado uma raridade de valor financeiro imensurável entre colecionadores apaixonados pelo autentico forró.

De lá pra cá, o Trio Virgulino teve seu talento e autenticidade reconhecidos e realizou turnês pela America do Norte e Europa, levando o melhor da cultura nordestina para países com França, EUA, Inglaterra, Espanha e Suíça. Nos álbuns já lançados, dentre os quais está o DVD “26 anos de Estrada” (2008), o grupo contou com participações especiais de renomados músicos brasileiros, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Frank Aguiar, Alceu Valença, Dominguinhos, Zélia Duncan e Zeca Baleiro.

Ano passado, o trio pernambucano marcou presença no São João da Bahia com sucesso de público por onde passou, dividindo o palco com Gilberto Gil em Salvador, e com shows memoráveis também em Uauá, Praia do Forte, Alagoinhas e Mata de São João.

Flor Serena – Segunda atração da noite, a banda Flor Serena, há 15 anos leva seu autêntico forró por esse Brasil afora. Pioneira no resgate do forró pé-de-serra em Salvador, já conquistou público fiel na capital e no interior.

Depois do sucesso do CD “Flor Serena – Acústico no Pé da Serra” onde Verlando canta com Dominguinhos, Adelmário Coelho e Trio Nordestino num disco recheado de versões acústicas dos grandes clássicos do forró, a Banda se prepara agora para lançar seu primeiro DVD -” Do sertão à beira mar” onde a Flor regravará os sucessos ao longo desses 15 anos de existência. A Flor Serena já se apresentou nos melhores São João da Bahia, nos maiores eventos do gênero e também em outros estados.

A banda é formada por oito músicos, companheiros na mesma estrada, que resolveram cantar suas histórias de vida para desabrochar numa história única – A Flor Serena.

Projeto: Forró Comendo no Centro

Show de abertura: Flor Serena (banda convidada)

Local: Largo Tereza Batista

Data: Dia 9 de Maio