Mobilização pelo Piso Salarial

Opinião da CNTE

Do sul ao norte do país trabalhadores em educação deixaram a rotina diária nas escolas para dar aulas em praça pública e explicar a população e aos parlamentares a importância da aprovação do projeto de criação do piso salarial no Congresso Nacional. A mobilização foi um sucesso e mostra que a categoria está unida, mas muitos pontos ainda faltam ser vencidos e é preciso continuar a luta, manter o fôlego e trilhar o caminho para a vitória.

Alguns pontos do projeto foram alterados e deixaram de atender as reivindicações da CNTE. Por isso, devemos redobrar nossa mobilização. Com as mudanças, há necessidade de um amplo debate em torno do novo relatório do deputado Severiano Alves (PDT/BA). O piso para o nível médio aumentou para R$ 950 e foi retirado o valor do nível superior. Além disso, foi criada uma regra de transição com base na remuneração para se atingir o valor integral até 2009 com jornada de trabalho de 40 horas. Só então ele se tornaria Piso de fato co jornada de 30 horas semanais.

A CNTE acredita que é preciso trabalhar para a construção de um entendimento para que a votação seja favorável aos interesses dos trabalhadores em educação. Precisamos convencer parlamentares sobre a importância do conceito de Piso Salarial, já que ele resulta na melhoria da qualidade da educação e valorização dos educadores.Não podemos correr o risco de deixar aprovar mais um remendo para a educação.A mobilização continua.
Clique aqui HYPERLINK “../piso/Comparativo_CNTE_Subst_Relator_PSPN_30_08_07.doc” para conferir a avaliação da CNTE sobre o Substitutivo do relator.

3 de setembro de 2007