Mês de outubro começa com avanços para educadores

O mês de outubro começou bem para os profissionais em educação de todo o país. No último dia três foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura da Câmara o piso salarial nacional de R$ 950 para os educadores da rede pública, a partir de 2010. Nós, da APLB-Sindicato e da CNTE, consideramos que esta é uma conquista importante e vamos manter a mobilização porque a tramitação na Câmara continua.

Precisamos manter o espírito de luta. Afinal, a aprovação final do piso vai valorizar a carreira e recuperar a dignidade dos profissionais, melhorar a qualidade  do ensino com educadores mais qualificados e bem remunerados e reduzir as desigualdades regionais. As distorções salariais assustam, principalmente no Nordeste. E é o próprio relator do substitutivo aos projetos de lei 7.431/06, do Senado e  619/07, do Executivo, quem diz que “lá na região, as médias salariais de diversas profissões chegam a ser de 7 até 34 vezes menores  que o valor do salário de um professor da educação infantil  ou do ensino fundamental”.

Agora, com a primeira etapa vencida, concluímos que nossas manifestações representam um passo importante. Vamos acompanhar a tramitação do projeto na Câmara, cobrando o empenho dos parlamentares.Trabalhamos muito para melhorar as propostas iniciais feitas pelo governo e vamos continuar trabalhando porque queremos o aperfeiçoamento do projeto uma vez que alguns pontos ainda não coincidem com as nossas pretensões e necessidades dos trabalhadores.