Vereador Augusto Vasconcelos propõe melhorias na educação a distância nas escolas públicas

Vereador Augusto Vasconcelos propõe melhorias na educação a distância nas escolas públicas

Projeto de lei nesse sentido foi proposto pelo vereador Augusto Vasconcelos

Melhorias na educação a distância nas escolas públicas

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) apresentou um projeto de lei complementar que visa melhorar as condições de trabalho para os professores e ampliar o acesso dos estudantes mais pobres à Internet e equipamentos para assistirem às aulas remotas na rede pública. 

Para Augusto, os profissionais da educação estão trabalhando sem direito à desconexão e tendo que arcar com o aumento dos custos em suas casas. “Ao mesmo tempo, milhares de estudantes continuam sem acesso aos conteúdos. Nossa proposta prevê a superação dessas dificuldades, com investimentos que viabilizem a democratização do acesso ao ensino”, justificou.

Conforme o vereador, a rede de educação pública foi obrigada a garantir a aprendizagem fora do ambiente escolar tradicional, utilizando-se da atividade pedagógica não presencial, principalmente via ensino remoto a distância. 

Ele acrescenta que a pandemia surpreendeu as instituições, governos e sociedade, de modo que medidas urgentes foram tomadas, com impacto no exercício da docência, sem as devidas cautelas com os trabalhadores e trabalhadoras da área da educação.

Na seu entendimento, “condições de saúde dos docentes, aumento da sobrecarga de trabalho, desrespeito ao direito de imagem dos profissionais da educação, aumento de despesas com aquisição de equipamentos e dados móveis para transmissão das aulas foram inobservados em virtude do imediatismo das providências, bem como por falta de legislação atualizada, que poderia salvaguardar as responsáveis principais pela atividade educacional”.

 

Você pode gostar de ler também: