Greve chega ao 13º dia – Manifestação na Praça Cayru pela retomada das negociações da Campanha Salarial 2018

Educadores e servidores municipais realizaram uma manifestação na Praça Cayru, no bairro do Comércio, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (23).

A ação, promovida pela APLB-Sindicato e pelo  Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) tem o objetivo de manifestar a indignação dos servidores com a política de arrocho salarial imposta pela gestão municipal e pressionar a  retomada das negociações da Campanha Salarial 2018.

Segundo os sindicalistas, “a categoria aguarda alguma proposta diferente do ‘reajuste zero’ apresentado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto”.

#NEGOCIAPREFEITO

Numa clara demonstração de responsabilidade e seriedade, a categoria fez uma flexão quanto ao reajuste salarial e aprovou uma contraproposta de reajuste linear no percentual de 6,8% mais 2,5% de avanço na referência para ser entregue ao prefeito de Salvador.

A posição da categoria nesse momento é que o prefeito negocie com a APLB-Sindicato. Uma negociação está prevista para acontecer nesta terça-feira (24), mas ainda não tem definição de local ou horário. Os trabalhadores em educação devem ficar atentos, pois a agenda de luta pode sofrer alterações.

AÇÕES JURÍDICAS

Além das ações político/administrativas, a APLB-Sindicato tomou providências jurídicas, como, solicitar ao Ministério Público para mediar as negociações; assim como já entrou com um MANDADO DE SEGURANÇA PREVENTIVO para impedir o corte dos salários, que é objeto da ameaça do Executivo Municipal.

EXECUTIVO MUNICIPAL QUER DESCUMPRIR A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO!

É inaceitável que o Executivo Municipal afirme que irá cortar os salários dos profissionais da educação que estão na justa greve e não aceitará que os professores façam a reposição de aulas, numa clara demonstração de querer “castigá-los”, atropelando o direito do aluno, e a obrigação do cumprimento integral dos 200 dias letivos. A categoria faz a luta e nunca se recusou a repor aulas. Responsabilidade com a educação parece ser tão somente da APLB-Sindicato, dos trabalhadores em educação.

Donativos

Durante a ação, os servidores doaram roupas, alimentos e itens de higiene que serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Relatos de pais de alunos que apoiam e participam do movimento são destaques durante todas às manifestações. Veja abaixo:

ATENÇÃO PARA A AGENDA DA GREVE QUE PODE SOFRER ALTERAÇÕES DE ACORDO COM A RETOMADA DAS NEGOCIAÇÕES:

24/07 – TERÇA-FEIRA:

09 h – Reunião do Comando de Greve;

15h – Vigília da Educação para acompanhar as negociações, na Secretaria de Gestão – SEMGE (Av. Vale dos Barris, 125 – próximo Complexo Policial dos Barris e da Transalvador). Leve seu banquinho e seu lanchinho!

25/07 – QUARTA-FEIRA – 09h – Assembleia Geral – Ginásio dos Bancários.

*Acompanhem o Portal da APL-Sindicato e redes sociais oficiais.