IX Conferência Regional da Internacional da Educação da América Latina (IE)

diretoria da aplb em PE

aplb em PE

IX Conferência Regional da Internacional da Educação da América Latina (IE) e o II Encontro Até um Movimento Pedagógico Latino-Americano estão sendo realizados no período de 19 a 21 de setembro, em Recife, capital pernambucana. A APLB-Sindicato está presente com uma forte delegação, formada pelo coordenador geral da entidade e diretor de Políticas Sindicais da CNTE, Rui Oliveira, as vice-coordenadora Marilene Betros, e os diretores Elza Melo, Rose Aleluia, Nivaldino Félix, Gercijalda Silva, Jacilene Nascimento, Olívia Mendes, Silvana Coelho, José Lourenço Dias, Valdir Assis e Marlede.

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a vice-coordenadora e diretora do Departamento Jurídico da APLB-Sindicato, e titular da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB-Bahia, Marilene Betros, discursou:

IX-Conferência-Regional-Internacional-Marilene-Betros.jpg-ed

“Saudação da CTB à Conferência Regional da Internacional da Educação para América Latina e II Encontro Até um Movimento Pedagógico Nacional”

Nossos desejos é que nesses dias em que a CNTE – juntamente com a CONTEE e o PROIFES – realiza a “9ª Conferência Regional da Internacional da Educação da América Latina (IE) e o II Encontro Até um Movimento Pedagógico Latino-Americano”, no período de 19 a 21 de setembro, na capital pernambucana, os debates sejam intensos e que possamos contribuir para a elaboração de propostas e estratégias para a construção e fortalecimento de um movimento pedagógico que contribua para a implementação de políticas públicas. Nosso objetivo é que este movimento eleve a educação pública a um patamar de qualidade referenciada pela sociedade, contribuindo decisivamente para a melhoria das condições de vida da população.

A luta por uma educação pública, de qualidade socialmente referenciada, tem sido a tônica do movimento sindical. Em 2010, num processo democrático, realizou-se a I Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010), momento em que o movimento popular participou efetivamente da construção de políticas públicas para a educação. Temas importantes foram debatidos na Conferência, tais como: organização e regulação da educação nacional, a qualidade da educação, gestão democrática e avaliação, a democratização do acesso, permanência e sucesso escolar, a formação e valorização dos profissionais da educação, o financiamento da educação e controle social, dentre outros, que resultaram num documento final que servirá de base para a elaboração de políticas educacionais, especialmente do Plano Nacional de Educação (PNE). Estes temas também permearão os debates da nona Conferência.

A Grande Marcha em Defesa da Educação, realizada pela CNTE, foi um sinal de alerta para os e as governantes. A classe trabalhadora não baixará a guarda até garantir a aprovação de um PNE democrático, que contemple as deliberações da CONAE 2010.

Nesta nona Conferência estaremos reafirmando a incansável batalha por mais investimentos na educação. Pela aplicação dos 10% do PIB para a educação, bem como a luta pela valorização dos profissionais da educação. Assim, defender o cumprimento integral da lei do piso salarial nacional, que é desrespeitada por vários estados e municípios; a aprovação do PNE, na integra, no Senado; a valorização do plano de carreira para os profissionais da educação; a normatização da jornada de trabalho do magistério, são temas dos quais não abrimos mão de sua realização.

Os e as cetebistas participarão da 9ª conferência com a disposição de colaborar e fortalecer a luta em prol de uma educação pública de qualidade. Para a CTB, a educação se constitui num ponto central e deve ser tratada com prioridade, pois a educação é a base para o desenvolvimento de uma nação.

Afinal, “não há como pensar num projeto democrático de educação sem ter a garantia de dois pontos primordiais: de um lado, o fortalecimento da educação pública, democrática e de qualidade e, de outro, a regulamentação da educação privada, com a exigência do cumprimento do papel do Estado no controle, regulação, credenciamento e avaliação da educação, com as devidas referências sociais.”

Essa citação é a consideração enviada pela Contee para a Internacional da Educação na América Latina no texto-contribuição da Confederação para o “II Encuentro: Hacia un Movimiento Pedagógico Latinoamericano”.

No documento, a Contee faz uma reflexão sobre essas duas vias, cuja integração é que pode assegurar de fato a construção da educação como direito e bem público, de responsabilidade do Estado. Para isso, a entidade elaborou uma análise de alguns aspectos da atual conjuntura educacional brasileira sob quatro óticas: o PNE e a defesa da escola pública; o SNE, o Insaes e a regulamentação da educação privada; a valorização profissional dos trabalhadores em educação do setor privado; e a concepção de escola e de educação.

Professora Marilene Betros

Titular da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB-Bahia

Vice-coordenadora e diretora do Departamento Jurídico da APLB-Sindicato”

========================================================================================================================================================

Informações da CNTE

Fortalecimento do Movimento Pedagógico Latino-Americano é foco de atividades da Internacional da Educação para a América Latina

Publicado em Terça, 17 Setembro 2013 15:43

As atividades estão acontecendo durante essa semana, em Pernambuco e reúne mais de 700 trabalhadores (as) em educação de todos os países da América Latina,

A Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), entidade internacional responsável pelos debates e lutas em relação à educação, reúne mais de 700 trabalhadores em educação de todos os países da América Latina durante essa semana, de 17 a 22 de setembro, em Pernambuco, com o intuito de realizar atividades que visam fortalecer o Movimento Pedagógico Latino-Americano.

Reunião Regional da Rede de Trabalhadoras da IEAL

As atividades iniciaram na manhã desta terça-feira (17), com a Reunião Regional da Rede de Trabalhadoras da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL). Em pauta o fortalecimento das políticas públicas e a ampliação do direito das mulheres em toda a América Latina. Essa etapa acontece até quarta-feira (18).

A Rede de Mulheres Trabalhadores em Educação da América Latina é uma iniciativa da IE – Internacional da Educação que, irmanada com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e demais entidades afiliadas, trabalha pela igualdade de oportunidades com a perspectiva de gênero a partir da ação sindical dos professores na América Latina.

A Reunião Regional da Rede de Mulheres Trabalhadores em Educação da América Latina homenageia a companheira de luta da FETE-Espanha, Carmen Vieites, por todo o seu trabalho e dedicação à construção e o fortalecimento da Rede.

Segundo Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano

Já na quinta-feira (19), dia do aniversário do educador Paulo Freire, que é Pernambucano e o principal homenageado da IEAL nos eventos, começa o Segundo Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano: Rumo a um movimento latino- americano de ensino, como parte da IX Conferência Regional da Internacional da Educação para a América Latina.

Para Hugo Yasky, presidente da Comissão Regional de Educação Internacional da América Latina, este encontro vai ser muito bem sucedido. “Vamos dar um passo qualitativo no movimento sindical, através destes importantes debates, sem dúvida vamos encontrar alternativas para gerar políticas públicas de educação para cada país, com o intuito de avançar rumo a qualidade da educação latino americana “, disse Yasky .

De acordo com Fátima Silva, vice-presidenta da IEAL e secretária de relações internacionais da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), o principal objetivo das atividades é consolidar o movimento, que tem uma grande importância, pois será nesse momento que os sindicatos da educação da América Latina serão protagonistas de uma proposta pedagógica conjunta. “É a primeira vez que temos no continente uma unidade de ações no campo pedagógico a serem negociadas com os governos de cada país e os governos locais, por isso o momento é de extremamente importante, já que estamos nos reunindo para debater pautas coletivas, criando um ambiente uno, nos mobilizando e nos fortalecendo internacionalmente”, afirma.

Palestrantes

Além da plenária e de trabalhos em grupo os participantes poderão contar com palestrantes como Carlos Augusto Abicalil , assessor do governo brasileiro no Congresso, ex-presidente da CNTE, já participou do quadro do Ministério da Educação e foi deputado federal; Emir Sader, sociólogo e analista internacional; Roberto Iván Aguilar, ministro da educação da Bolívia e Adriana Victoria Puiggrós, presidente da Comissão de Educação no Congresso Argentino.

Homenagem

Dentro da programação do evento, acontecerá também o VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, no dia 19, quinta-feira, na Universidade Federal de Pernambuco, às 15h, no Lago do Cavouco, localizado entre o CCSA e Centro de Educação. O educador pernambucano, autor da pedagogia do oprimido, defendia, entre outros pontos, que o objetivo da escola era ensinar o aluno a “ler o mundo” para transformá-lo.

A homenagem contará com a inauguração de uma escultura de Paulo Freire feita pelo artista Abelardo da Hora, que terá também um ato político e shows de frevo, maracatu e do grupo Quinteto Violado.

“Nós escolhemos Paulo Freire como patrono e referência para o movimento porque ele é reconhecido no mundo todo. 19 de setembro é o marco do movimento pedagógico por ser o dia do aniversário de nascimento dele e nós queremos deixar nessa cidade, para as futuras gerações, na universidade pública em que ele estudou e começou a trabalhar, um marco no sentido de dizer que os educadores da América Latina estiveram aqui fazendo o reconhecimento para esse grande educador que tanto contribuiu para a educação no mundo”, afirma Fátima Silva.

(FETEMS)

IX-Conferência-Regional-Internacional-1-662x1024IX-Conferência-Regional-Internacional-2_ed