Itapé-BA: Prefeito e secretária de Educação não comparecem em reunião marcada para debater o piso salarial do Magistério

Dirigentes regionais da APLB-Sindicato se reuniram na última segunda-feira (17/04) na Secretaria de Educação e Cultura de Itapé, Bahia, para debater o reajuste do piso salarial do Magistério, concedido pelo Governo Federal no percentual de 14,95%. O encontro, pré-agendado com o prefeito e a secretária de Educação do município, aconteceu somente com os representantes da prefeitura, Dra Natália Conrado, procuradora, e Antônio Carlos Jovita, contador. Segundo a direção da APLB, o prefeito Naeliton Rosa Pinto não compareceu e a secretária de Educação, Luzinete Miranda, retirou-se logo no início, sem avisar.

A procuradora e o contador realizaram a reunião juntamente com o núcleo da API (Associação dos Professores de Itapé), representado por Tilda Tammá, Maria Gorete e Edielda Lima. Estiveram presentes também os representantes da empresa GIPE, especializada em auditoria e controladoria (contratada pela API), os diretores regionais da APLB, Ruth Menezes e Virgílio Soares, além da presidente da Câmara dos Vereadores local, Ive Cleia, o vereador Jorge Cruz, a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Célia Alcântara, a presidente do Conselho do FUNDEB, Marli Fialho, e a futura coordenadora da API, Marineusa Cruz.

“É muito importante salientar que a auditoria externa feita na prefeitura pela empresa GIPE comprovou que é possível sim conceder o reajuste do piso para os professores do município, com retroativo. Esperamos um retorno da administração”, destacou Ruth.