Itabuna e Ilhéus realizam audiências públicas para debater fechamento de escolas da rede estadual

A Câmara de Vereadores de Itabuna realizou nesta segunda-feira, 3, às 16h, uma Audiência Pública, de iniciativa do vereador Junior Brandão e a  APLB Sindicato, para debater sobre o reordenamento das escolas da rede estadual de ensino promovido pelo Governo do Estado, que ameaça o  fechamento de escolas da rede. A professora Rute Menezes, diretora da Regional Cacaueira da APLB, foi uma das integrantes da mesa.

Participaram do evento vereadores, pais, alunos, professores, representantes de grêmios estudantis e colegiados escolares. Participou também a diretora da Escola Estadual Sesquicentenário CISO.

Foi elaborado um documento contra o fechamento de escolas da rede estadual, no qual os participantes do encontro destacam que não irão aceitar qualquer alteração no funcionamento das escolas, que venha a prejudicar os alunos, os professores e a comunidade.

Em Ilhéus – A Câmara de Vereadores de Ilhéus, em parceria com a APPI/ APLB, também realizou  Audiência Pública Sobre o Fechamento das Escolas, através de uma proposição do vereador Macrise. A audiência foi muito proveitosa, com intenso debate, durante o qual foram tratados todos os pontos que afligem as comunidades das escolas ameaçadas de reordenamento pelo governo do estado.

Uma das maiores preocupações é no caso de fechar as escolas, os alunos terem que se dirigir para outra unidade escolar. O entendimento é que a SEC agiu de forma desrespeitosa com a APLB, os diretores de escolas, professores, alunos e a comunidade em geral., pois antes de anunciar a medida, deveria ter discutido  com as partes envolvidas.

“Cada escola tem a sua especificidade local. A mudança implica em várias questões, como a violência, pois sabemos que alunos de uma determinada área não podem entrar em outra. Tem também a distância, sendo que algumas escolas não são locais de fácil acesso”, argumentou a professora Enilda Mendonça, da APPI/APLB.

A diretora da Regional Cacaueira, Rute Menezes, informou que APLB já enviou documento à SEC, solicitando reunião com  os gestores Ney Campelo e José Barreto em busca de saídas para esta situação.

Já foram realizadas duas manifestações em frente à SEC, com a participação de representante da Secretaria de Educação, de pais e alunos,  do sindicato – Enilda Mendonça, do Conselho Municipal de Educação – Osman Nogueira, e do NTE –  o senhor Mauro.

Ficou decidido que a comunidade não aceitará qualquer alteração que prejudique  a comunidade escolar.