Ipea divulga dados inéditos sobre racismo

O homem brasileiro negro perde 1,73 ano de expectativa de vida ao nascer – devido à violência – enquanto a perda do branco é de 0,71 ano.

Além disso, no Brasil, a probabilidade de o negro ser vítima de homicídio é oito pontos percentuais maior, mesmo quando se compara indivíduos com escolaridade e características socioeconômicas semelhantes. Os dados inéditos foram divulgados em outubro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na quarta edição do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi).A pesquisa revela que a cada três assassinatos no país dois são de negros. O mesmo levantamento aponta que, no conjunto da população residente nos 226 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, é calculado que a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior em comparação com os brancos. Os números vão constar ainda em um mapa do racismo no país que deverá ser divulgado pelo IPEA neste mês de novembro.