Governo estadual instala comitê de segurança nas escolas com participação da APLB

O Governo da Bahia instalou o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (Cise), na manhã desta quarta-feira (19/04). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a participação do governador, Jerônimo Rodrigues, do vice, Geraldo Jr e da secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro. O Cise, criado através de decreto publicado no último dia 15, integra órgãos públicos e entidades, entre elas, a APLB-Sindicato, com o objetivo de desenvolver políticas de segurança em unidades escolares públicas e privadas. Na ocasião, o governador apresentou o plano de ação orientador “Escola Segura” e deixou espaço aberto para sugestões.

“Quero fazer aqui um chamamento ao povo baiano para que nos ajude. Não divulguem fake news, não se pode divulgar mentira, a gente não pode brincar com a escola. Brincar com qualquer tipo de ameaça a escola é ato criminoso e quem fizer vai responder à polícia. Eu não gostaria de tratar a escola com debate em torno da polícia, da segurança pública. Mas, está sendo preciso”, declarou Jerônimo.

Durante fala na instalação do Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas (Cise), o professor Rui Oliveira, coordenador geral da APLB, cobrou medidas para coibir ameaças com vistas ao dia de amanhã, 20 de abril, aniversário de Adolf Hitler, cultuado pelos extremistas. A data marca também os 24 anos do massacre de Columbine, nos EUA, um paradigma para os jovens que promovem esses tipos de ataques. “O dia de amanhã é urgente. A quem interessa o esvaziamento das escolas?”, disse.

O Cise é presidido pela Secretaria da Educação (SEC), e sua estrutura de governo é formada também pela Casa Civil; Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Secretaria de Comunicação (Secom); a SSP junto com Polícia Civil da Bahia (PCBA); Departamento de Polícia Técnica (DPT); Polícia Militar da Bahia (PMBA); e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA); Coordenação Geral de Políticas para a Juventude, da Secretaria de Relações Institucionais (Serim); Conselho Estadual de Educação da Bahia; e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Cabe ao Cise propor, implementar e monitorar medidas estruturadas na forma de Plano de Ação, com definição de metas de resultado e indicadores de monitoramento, atuando em cinco eixos: Ações Transversais de Governo; Saúde Escolar; Formação; Mais Cultura Corporal, Arte, Saúde e Aprendizagem; e Mobilização e Engajamento. As reuniões ocorrerão na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia, na capital, e a primeira está marcada para esta quinta-feira (20), às 14h.