EXPOSIÇÃO – Chove no Cafezal – Conjunto Cultural da Caixa

• Data e Horário

Abertura, hoje (quinta-feira), 09h

• Local

Conjunto Cultural da Caixa (Rua Carlos Gomes/Centro)

• Telefone

• Preço

Visitação: de 8 a 18 de maio, a partir das 9 h.

Com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, a exposição ‘Chove no Cafezal. Mabe, da Figura à Abstração’, que reúne 30 pinturas e cinco desenhos do artista plástico japonês ManabuMabe, morto em 1997. “A exposição documenta o período de transformação da linguagem pictórica de ManabuMabe, da figura em direção à abstração, tendência que marcou a arte brasileira no final dos anos 1950, e que teve na obra do pintor sua representação mais consistente”, assinala o curador.

Ainda segundo Enock, as obras de Mabe mostram a evolução do artista para um abstracionismo gestual, que concilia vigor e delicadeza, oriente e ocidente, apolíneo e dionisíaco. “Tratam-se de obras belíssimas, corajosas, determinadas, frutos maduros de uma sensibilidade privilegiada, verdadeira orquestração de cores, que permeia a sonoridade íntima da música de câmara e a grandiosidade de uma sinfonia”, destaca. Os trabalhos foram produzidos entre 1945 e 1959, quando o artista conquistou o Prêmio de Melhor Pintor Nacional, na V Bienal de São Paulo.