ESTÁ BONITA A NOSSA JORNADA DE LUTA! A APLB-SINDICATO CONVOCA!

A rede municipal de ensino de Salvador começou o ano de 2022 com ousadia e com força, contrapondo-se às decisões arbitrárias, antidemocráticas e antieducação que foram tomadas pelo executivo municipal. Não aceitamos o desmonte da Educação que está sendo promovido no município; não permitimos que os nossos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental  sejam prejudicados com a ausência de professores das disciplinas de Educação Física e Artes; não admitimos que cerceiem o direito dos nossos alunos adolescentes, adultos e idosos de acesso ao conhecimento e ao letramento que a escola permite, o que acontecerá com o fechamento ou nucleação de turmas da EJA em  44 escolas; abominamos qualquer atitude de quem retira os nossos direitos, desrespeitando  frontalmente as leis, em especial o nosso Plano de Carreira.

Por isso e por tantas outras razões, iniciamos o ano letivo de 2022 com uma JORNADA DE LUTA!  Sempre fomos uma categoria aguerrida, valente e destemida! E nesse momento que estamos atravessando uma crise na Educação no nosso município, somado à grave crise política, social, econômica, moral, promovida por um governo central espúrio. Não podemos arrefecer na nossa luta! Não podemos arriar as nossas bandeiras de luta por Educação de qualidade, por nenhum direito a menos para nós e o desejo de contribuir para que volte a reinar a democracia no nosso país, por mais emprego, renda, por comida na mesa do nosso povo, por paz, harmonia e pela defesa da VIDA! ESSA É A NOSSA MISSÃO!

As ações já realizadas até agora na SMED, no Centro de Convenções foram exitosas! Temos garra, fôlego, energia e, acima de tudo, unidade para continuarmos firmes, para que a vitória seja nossa!

Elegemos uma PAUTA EMERGENCIAL para ser negociada e o ano letivo inicie plenamente com professores e alunos nas escolas. Para tanto, será necessário que o executivo municipal garanta o cumprimento dos itens emergenciais com prazos para a sua concretização, bem como a manutenção do diálogo para tratar de toda a pauta, cujos pontos permanecem reprimidos há anos.

O QUE QUEREMOS E QUE O EXECUTIVO JÁ SABE:

• Redefinir os protocolos sanitários nas escolas, considerando os altos índices de contaminação e as altas taxas de ocupação nos leitos de UTI adulto e pediátrico no nosso município;
  • Envio à Câmara de Vereadores, em regime de urgência, Projeto de Lei que aumenta o quantitativo de vagas do Quadro Efetivo do Magistério Municipal para fins de mudança de nível dos professores e coordenadores pedagógicos;
  • Instalação da Comissão de negociação setorial da educação da Campanha Salarial 2022 para tratar do reajuste salarial no percentual de 33,28%, já oficial, bem como os demais pontos da pauta de reivindicações;
  • Manutenção dos professores licenciados nas disciplinas Educação Física e Artes nas turmas iniciais do Ensino Fundamental I;
  • Manutenção das turmas da EJA que foram fechadas e nucleadas com a reabertura das matrículas;
  • Instituir um novo modelo de Sistema de Monitoramento e Avaliação, enterrando definitivamente o atual SMA;
  • Definição dos critérios de Avaliação de Desempenho, com vistas à mudança de referência prevista na carreira do Magistério;
  • Desjudicializar a ação sobre o auxilio alimentação que foram retirados dos trabalhadores em educação durante a pandemia, buscando o diálogo e a negociação para uma solução mais ágil;
  • Nenhuma sanção contra a categoria;

O QUE VAMOS CONTINUAR FAZENDO:

• Dia 3/02 , Quinta-feira : Reunião com os pais e alunos nas escolas, nas respectivas salas de aula, nos três turnos, para discutir as razões de iniciarmos o ano letivo com luta. Foi disponibilizado pela APLB um modelo de Carta à Comunidade para ser distribuída entre os pais e alunos;
  • Dia 4/2, Sexta Feira – Os representantes devem realizar reunião nas escolas para discutir a agenda de lutas;

Atenção: A reunião marcada para esta sexta-feira (04/02) com o Secretário de Educação foi adiada, pois alguns membros da equipe de assessoria da gestão apresentaram sintomas e testaram positivo para a Covid-19. Sendo assim, a nossa vigília de hoje será cancelada. Segundo informou a secretaria, o encontro será na terça ou quarta – a confirmar.

• Dia 7/2 – Segunda Feira – Assembleia Geral, às 9h, na Praça Municipal e aprovar:
  • Paralisações;
  • Indicativo de greve, caso o executivo municipal não cumpra os prazos acordados;
  • Preparar agenda de luta semanalmente.
  • Reunião com o Fórum de Gestores para o alinhamento da luta junto a elas (es);
  • Continuar realizando a lista de alunos que querem matrícula na EJA nas escolas que foram desativadas;
  • Final de semana de luta midiática (5 E 6/02): cada escola deverá se organizar, preparar cards e divulgar nas redes sociais durante todo o fim de semana com o nome da escola e uma frase de efeito, se possível com foto, sobre os problemas da escola.

SEGUIR EM FRENTE SEMPRE! RETROCEDER NUNCA!