ESCOLAS QUE PROMOVEM PRÁTICAS DE COMBATE AO RACISMO RECEBERÃO SELO DA DEFENSORIA BAIANA

A Defensoria da Bahia lançou nesta segunda-feira, 18, o edital para as escolas que querem ser reconhecidas por suas práticas de combate ao racismo e fortalecimento da autoestima de crianças negras e indígenas. Serão três selos distribuídos nas categorias gerais: Selo Compromisso: Prêmio Oru, Selo Reconhecimento: Prêmio Idanimo, Selo Excelência: Prêmio Uora. Já nas categorias especiais, dois selos serão distribuídos: Selo Professor(a) Antirracista – Prêmio Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva; Selo Inovação e Criatividade na Educação Pública – Prêmio Kerawa.

O selo faz parte da Ação Cidadã Infância sem Racismo e tem como público-alvo instituições de ensino públicas e privadas autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação e/ou Conselhos Municipais de Educação. O objetivo é também incentivar escolas que já cumprem a determinação da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08. A defensora pública e coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, destaca ainda que há também o objetivo de lançar provocações para que as temáticas afro-brasileira e indígena estejam presentes nas instituições de ensino para além do Dia do índio e do Dia da Consciência Negra.

“É importante que as escolas compreendam que a forma como atualmente vem sendo ministrado o ensino perpetua o racismo: uma educação eurocentrada, que despreza ou não valoriza os saberes, práticas, histórias, memórias de resistência, avanços civilizatórios dos povos africanos e indígenas e que isto impacta diretamente na vida de crianças e adolescentes indígenas, negros e negras”, explicou Eva Rodrigues.

CLIQUE AQUI E VEJA O REGULAMENTO!

ACESSE AQUI O EDITAL!

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AQUI!