Emoção e garra marcam a abertura oficial do 11° Congresso da APLB-Sindicato

DSC_0071

Em um clima festivo, de união e na expectativa da conquista de mais avanços e vitórias, foi realizada na noite de quinta-feira (24) a abertura oficial do 11º  Congresso Estadual da APLB-Sindicato, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

Um grupo de crianças do Projeto Viva Paz dançou, prestando uma homenagem aos educadores, ao som da música Cessar Fogo. Logo depois, foi exibido um vídeo, produzido pela TV-APLB, apresentando depoimentos de diretores da APLB-Sindicato e flagrantes, com fatos e fotos da história de luta da categoria nestes 61 anos de existência, com destaque para a greve de mais de 115 dias, ocorrida em 2012. O cantor Aloísio Menezes entoou o Hino da Bahia.

Após a instalação da mesa e registro das autoridades presentes, foi realizado um ato político no qual diversos convidados fizeram questão de estar presentes para prestigiar o evento e fazer uma saudação a categoria.

O coordenador-geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, cumprimentou o público, as autoridades e fez um pronunciamento destacando a importância do evento. “É uma tarefa muito grande, mas o Congresso tem a capacidade de debater a Conjuntura Nacional e construir uma agenda política da Educação para o estado da Bahia. A expectativa é de que esse Congresso se desdobre em uma grande Conferência, para que todos respeitem os educadores e a APLB-Sindicato”. E completou sendo ovacionado pela categoria: “Vamos construir uma representação na Assembleia Legislativa. Queremos ouvir o professor”, exclamou Rui.

O secretário de Educação na Bahia, Osvaldo Barreto Filho, esteve presente representando o governador Jaques Wagner e elogiou a organização e magnitude do Congresso. “Parabéns a APLB-Sindicato pela sua atuação nestes 61 anos. Desejo sucesso na construção das políticas de Educação”, desejou.

A senadora Lídice da Mata (PSB) falou dos desafios dos educadores, da garra e mobilização da categoria. “Cada um de vocês é um herói que invade a sala de aula com entusiasmo contra a violência e as dificuldades”, afirmou. Já a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comemorou a reconstrução que o atual governo progressista empreendeu na área, da Educação, mas enfatizou que os desafios são muitos  quando se trata da educação no Brasil.

O vereador Everaldo Augusto (PCdoB), representou a Câmara Municipal de Salvador e foi eloquente ao declarar que a APLB-Sindicato é uma das entidades mais importantes e combativas de Salvador.

Também fizeram parte da mesa política na abertura do 11º Congresso da APLB-Sindicato, a vice-coordenadora da APLB-Sindicato Marilene Betros; A diretora e uma das coordenadoras técnicas do Congresso, Olívia Mendes; o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), representando a Comissão de Educação da AL; a chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, que representou o secretário Nilton Vasconcelos;  Adilson Araújo, presidente nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Sérgio Guerra, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia; Davidson Magalhães, presidente da Bahiagás e vice-presidente do PCdoB na Bahia; o secretário-geral do PSB-BA, Rodrigo Hita; o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB); e Joilson Cruz, representando o secretário Municipal da Educação, Jorge Khoury.

A abertura oficial foi transmitida ao vivo pelo nosso site www.aplbsindicato.org.br
Crédito das fotos: Getúlio Lefundes e Manoel Porto

DSC_0039

Logo após o ato político, sob a coordenação da vice-coordenadora Marilene dos Santos Betros foi então iniciada a plenária com o tema “A conjuntura Mundial: a crise, os desafios e perspectivas da classe trabalhadora e do sindicalismo”. Fizeram parte deste debate os palestrantes Adilson Araújo, presidente nacional da CTB; Altamiro Borges – jornalista, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé; e Joílson Cardoso, secretário de Polí­tica Sindical da CTB. A mesa contou com os mediadores Valdir Assis e Dilma Santana.

Adilson Araújo abordou a crise mundial e as circunstâncias que essa crise impõe em uma perversa agenda regressiva, sobretudo no que diz respeito à precarização e flexibilização dos direitos sociais e trabalhistas. “As evidências desses sintomas se acentuam na elevada taxa de desemprego, principalmente na Europa. No caso do Brasil, a gente faz um balanço desde o início do que foi conquistado por Lula, substanciado na política de valorização da renda, salário e projetos sociais. Contudo enxergamos a necessidade de uma nova arrancada para o desenvolvimento”. Ele ainda destacou as bandeiras de luta, como 10% do PIB para Educação, redução da jornada de trabalho e o fim do “famigerado” Fator Previdenciário.

O jornalista Altamiro Borges enfatizou que estamos vivendo um quadro de instabilidade no mundo. “A economia está vulnerável nos Estados Unidos, tendo reflexos no Brasil. Porém, a gente percebe alguns avanços significativos nos últimos 10 anos, nos setores agrário, tributário e urbano”, afirmou. Altamiro também ponderou que temos uma esquerda que tem força do ponto de vista midiático.

Joílson abordou a conjuntura. De acordo com ele, ela é muito confusa, tem uma crise do Capitalismo que se manifesta como financeira, mas na verdade é estrutural. “Isso interfere na vida social do professor, na sua autoestima. O Congresso vem num momento importante para ter esta mobilidade e colocar os desafios no futuro do país. É a educação do novo ser altivo e soberano”, concluiu.

De acordo com a programação, na sexta-feira (25), novos debates serão realizados e, no sábado (26), Oficinas Temáticas darão novo brilho ao Congresso.

Notícias anteriores:

11° Congresso da APLB-Sindicato – Regimento Interno é aprovado em plenária

Com o tema “Organizar a luta e avançar nas conquistas”, 800 delegados e delegadas eleitos nas redes públicas (estadual e municipal) do Estado da Bahia, participam do 11° Congresso Estadual da APLB-Sindicato nos dias 24, 25 e 26, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

Getulio Lefundes 241013 Regimento Interno (41)

Nesta quinta-feira (24), primeiro dia do Congresso, após o credenciamento e almoço acompanhado da atração musical, a dupla Adriana e Dennys, foi instalada a Plenária de Regimento Interno.

O objetivo da plenária foi encaminhar os projetos de discussão e debates para aprovação do Regimento Interno do 1º Congresso Estadual da APLB-Sindicato. Juntos, delegados, delegadas e a Mesa Diretora fizeram a leitura do Regimento, discutiram e votaram as propostas que darão norte aos trabalhos do Congresso.

O Regimento Interno foi aprovado por unanimidade. Entre outras propostas ficou definido que o Congresso funcionará com uma Plenária de Abertura, de Encerramento e Intermediárias para realizar todo o temário do Congresso.

“A aprovação do Regimento Interno revelou a maturidade dos delegados e delegadas do Congresso. Isso norteará os próximos passos do Congresso. Todos nós estamos de parabéns”, afirmou Rui Oliveira, coordenador -geral da APLB-Sindicato.

Para a vice-coordenadora Marilene Betros, a categoria respondeu positivamente ao chamado do sindicato de sua classe. “Vamos beber na fonte para buscar mais e mais força, contra àqueles que não entendem a importância da educação. Só unidos e organizados poderemos alcançar novas conquistas na construção de uma educação pública, laica e de qualidade”, destacou Marilene.

A diretora de Administração, Elza Mello, acredita que o Congresso já iniciou cumprindo o seu objetivo. “A discussão e aprovação do Regimento Interno pela esmagadora maioria dos delegados presentes só vem afirmar que o Congresso está no caminho certo. Minha expectativa é de que o Congresso seja vitorioso nas políticas sindicais e estruturais para que possamos organizar a luta e avançar mais nas conquistas”, enfatizou Elza, que também faz parte da Comissão Técnica de Organização do Congresso.

Getulio Lefundes 241013 Regimento Interno (8)

A expectativa da Comissão Organizadora do Congresso é de que tudo ocorra com tranquilidade.  A diretora Olívia Mendes ressalta que o propósito principal é reafirmar a luta da APLB-Sindicato na busca por uma educação pública, laica e de qualidade para todos os trabalhadores em educação e a sociedade. “Essa demonstração de força é importante porque espelha o que está fundamentado na APLB-Sindicato”. Já a diretora Claudenice Barbosa, acredita que a discussão é importante para fortalecer o debate junto aos trabalhadores em Educação. “No Congresso abordaremos temas importantes para a sociedade brasileira além de oficinas temáticas que serão oportunizadas em diversas assuntos como Saúde, DST-Aids, ética, funcionários de escolas e outros”. Gercyjalda da Silva esclarece que outro ponto importante que deverá ser destacado no encontro é a união. É preciso que a categoria siga conosco, em busca de melhores salários e condições de trabalho. Já obtemos grandes avanços aliados ao sindicato, mas com certeza podemos mais”.

O 11° Congresso da APLb-Sindicato abordará o seguinte temário:

a)    Conjuntura Internacional e Nacional

b)   Plano Nacional de Educação

c)    Resoluções

d)   Oficinas

e)    Alterações estatutárias

O objetivo do Congresso é qualificar o debate dos trabalhadores e das trabalhadoras do Ensino Público sobre a Conjuntura Mundial, Sindical e Educacional, enfatizando os desafios e perspectivas da classe trabalhadora, com acompanhamento e intervenção junto às políticas estabelecidas pelos órgãos governamentais a partir dos projetos já consolidados nos últimos anos pela categoria.

Durante os três dias, os educadores vão discutir temas e os desafios para atender as demandas e aspirações de uma sociedade, cada vez mais ávida por educação de qualidade, socialmente referenciada para todos, e justiça social.

Integraram a mesa da Plenária de Regimento Interno, o coordenador-geral da APLB-Sindicato, o professor Rui Oliveira; a vice-coordenadora Marilene Betros; o 1° secretário Claudemir Nonato; a Comissão Técnica Organizadora do Congresso formada pelas diretoras Olívia Mendes, Claudenice Barbosa e Gercyjalda da Silva;  A mesa contou ainda com Jurandir Gregório como relator e Maria Raimunda Santana foi a convidada.

Importante: o Congresso Estadual da APLB-Sindicato é transmitido ao vivo pela TV APLB em nosso site. <www.aplbsindicato.org.br>.

Crédito das fotos: Getúlio Lefundes e Manoel Porto