Em grande assembleia, educadores municipais aprovaram propostas e encaminhamentos para a continuidade da Campanha Salarial de 2016

ASSEMB. MUNICIPAL,NO CAIS DOURADO,27.07 (196)Crédito das fotos: Getúlio Lefundes

Em assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira (27), no Cais Dourado, os trabalhadores em Educação da Rede Municipal aprovaram, por esmagadora maioria, as propostas apresentadas pela mesa diretora, as quais foram debatidas previamente em reunião com os representantes de escolas. Sob a liderança da APLB-Sindicato, a categoria objetiva intensificar a Campanha Salarial 2016, iniciada em fevereiro e até agora sem proposta de reajuste salarial por parte do Executivo Municipal.

Para tanto, a assembleia aprovou uma série de ações que vão aliar a luta geral em defesa da democracia e de repúdio ao governo golpista de Michel Temer com a campanha salarial e a rejeição ao reajuste zero proposto por ACM Neto.

A assembleia iniciou com a mesa fazendo a análise da conjuntura política nacional, destacando as questões que dizem respeito à Educação, como a discussão sobre  Base Nacional Comum Curricular, Projeto Escola Sem Partido e o PLC 257, entre outras ações que ameaçam os direitos dos educadores e a sua autonomia pedagógica.

Foi feito também um panorama sobre a conjuntura local, além de informes sobre o resultado das negociações com o Executivo Municipal da Pauta de Reivindicações, destacando os riscos para a Educação impostos pela política nefasta do prefeito ACM Neto.

A direção da APLB conclamou a categoria a continuar firme na luta, denunciando a proposta de reajuste zero do prefeito ACM Neto, bem como o não cumprimento de direitos dos trabalhadores em educação, previstos no Plano de Carreira, a falta de condições de trabalho, e sua política de educação, que não atende aos interesses da categoria, da comunidade escolar e da população de salvador.

Mais do que nunca é imprescindível a unidade e a mobilização dos trabalhadores para mudar esta correlação de forças. A conscientização de todos é a principal arma para derrotar os golpistas que retiram os direitos dos trabalhadores e precarizam as relações de trabalho.

Por isso, a luta do povo soteropolitano, dos servidores municipais, dos trabalhadores em educação, precisa estar conjugada com o Fora Temer! Fica Dilma! Fora ACM Neto na próxima gestão!

Veja aqui as propostas aprovadas pela assembleia:

•  Continuar a luta contra o golpe, em defesa da democracia.
  • Participar das atividades programadas pela Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo.
  • Nas ações de âmbito geral manter as bandeiras da Campanha Salarial, e tendo como mote da campanha: NETO É NOTA ZERO!
  • Rejeição à política nefasta de Neto, o maior representante do golpista Temer, em Salvador, a favor do golpe, que promove o arrocho salarial apresentando reajuste zero e o não atendimento de direitos previstos no Plano de Carreira (mudança de nível, liberação de licenças aprimoramento e especial, mudança de referência por avaliação de desempenho;
  • Exigência da apresentação imediata por parte da SMED, dos critérios para definir como será realizada a avaliação de desempenho e, consequentemente, mudança de letra, para análise pela categoria;
  •  Rejeição ao uso dos kits pedagógicos por entender que estão sendo utilizados como propaganda eleitoral indireta:
  • Reunião com os demais sindicatos para definir novas ações conjuntas.

CONFIRA A AGENDA DE LUTA:

A assembleia aprovou também o seguinte cronograma de ações:

• MOBILIZAÇÃO POR GRE’S – Serão realizadas reuniões para organizar as ações;
  • DIA 31/07 – ÀS 15 HORAS, Campo Grande – Grande manifestação “VOLTA QUERIDA”, contra o impedimento da Presidenta Dilma;
  • DIA 03/08 – 2ª Plenária com os trabalhadores em educação em Restrição Funcional;
  • DIA 5/08 – ÀS 11 horas, na UNIQUE (Av. Tancredo Neves) – Manifestação na Convenção do DEM, durante o lançamento da campanha de ACM Neto à reeleição; e às 15 HORAS, no FAROL DA BARRA, manifestação “FORA TEMER GOLPISTA”, durante a abertura dos Jogos Olímpicos;
  • DIA 08/08 – ÀS 10h, em frente a Secretaria Regional do Trabalho – Ato em defesa da CLT e Previdência Social;
  •  DIA 09/08 – PARALISAÇÃO DE 24 HORAS, COM GRANDE ATO EM CONJUNTO COM OS DEMAIS SERVIDORES Municipais, em local a definir com os demais sindicatos;
  •  DIA 09/08 – Ato contra o impeachment da presidenta Dilma, em todas capitais, na primeira votação do senado;
  •  DIA 16/08 – Dia de luta contra a agenda regressiva do trabalho;
  •  DIAS 24 A 29 DE AGOSTO – Acampamento em Brasília durante a votação do senado (A APLB organizará caravana, em todo o Estado, fazendo protagonismo na luta em defesa da democracia);
  • AGOSTO – Plenária com trabalhadores em educação que atuam na EJA, data e horário a definir;
  • SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO: Greve Geral dos Trabalhadores brasileiros – Será definida data pela Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo;

Com Unidade e Força!

Vamos à luta!