Delegacia Sindical Rio Catolé realiza assembleia em Itarantim

IMG-20150806-WA0012

Na última terça-feira (4), aconteceu no Núcleo Sindical de Itarantim uma assembleia com os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação. O plenário da Câmara Municipal de Vereadores lotado anunciava o anseio da categoria pela pauta da assembleia que tratou sobre a reformulação do Plano de Carreira com proposta de elaboração do plano unificado, curso do Profuncionário, atendimento jurídico com advogado e informes das conquistas alcançadas no município.

A assembleia teve inicio com a coordenadora do Núcleo Iara Maria Cajá dos Santos apresentando os ofícios enviados ao prefeito e à secretária de educação solicitando as audiências para tratar da questão do plano de carreira, reajuste salarial e ajuda de custo para os professores em formação. Em seguida o diretor da Delegacia Sindical Rio Catolé, o professor Renan Coelho fez a leitura dos artigos 1º, 2º e 3º do Estatuto da APLB ressaltando os princípios e os compromissos que norteiam a luta da entidade. Renan Coelho fez uma breve conjuntura política destacando a defesa da democracia como principio da luta sindical e das conquistas e avanços na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras, ainda falou sobre a pauta regressiva do congresso que compromete os direitos trabalhistas e sociais, lembrou a luta contra a aprovação do PL 4330 que propunha a terceirização irrestrita, a retirada de direitos, o projeto da redução da maioridade penal e enfatizou que as paralisações e a luta dos trabalhadores foram significativas para garantir algumas conquistas.

A funcionária de escola Helécia Paiva Diretora de Imprensa da Delegacia Rio Catolé, formada em Pedagogia e Técnica em Infraestrutura Escolar pelo Profuncionario, falou dessa conquista da APLB Sindicato em Itapetinga que lutou muito pela adesão do município ao programa. Helécia Paiva palestrou sobre a importância do Profuncionário, destacou os avanços com a aprovação da Lei 12014/2009 e da agenda da área 21ª, além de historiar as conquistas nos estados onde a valorização dos profissionais da educação através deste programa é uma realidade graça a força da luta, e destacou que em Itarantim os funcionários e as funcionarias de escola precisam lutar para ter o direito à profissionalização garantido. A funcionária de escola Eliede Vieira que faz parte da diretoria da delegacia sindical, também contribuiu com a palestra destacando como se deu a luta pela implantação do programa em Itapetinga.

Feita a explanação professores e funcionários de escolas fizeram os questionamentos e tiraram as dúvidas com os diretores Renan Coelho, Helécia Paiva, Eliede Vieira e com a coordenadora do núcleo de Itarantim Iara Maria Cajá. Na assembleia ficou acordado que a coordenadoria do núcleo sindical mandaria mais uma vez ofício cobrando da administração uma audiência para tratar do plano de carreira e dos assuntos levantados na assembleia como o pagamento do terço de férias dos funcionários de escola, readaptação e respeito aos laudos médicos por conta das doenças adquiridas no trabalho. A assembleia surtiu um efeito animador, pois os trabalhadores e as trabalhadoras, sobretudo os funcionários de escolas saíram confiantes que só através da luta que as conquistas serão efetivadas.

IMG_20150804_145741690 IMG_20150804_145808825 IMG_20150804_143153684