COORDENADORA DO NÚCLEO DA APLB DE CURAÇÁ DENUNCIA QUE ESTÁ SOFRENDO AMEAÇAS DE MORTE

Professor Antônio Carlos com os dirigentes sindicais de Curaçá, Cleber Ferreira, Genilda Bahia e a professora Luzia Dantas

Dirigentes do Núcleo da APLB-Sindicato de Curaçá, professores Luzia França Dantas, Cleber Ferreira e Genilda Bahia, foram recebidos pelo professor Antônio Carlos, na sede da Delegacia Sindical em Juazeiro, quando denunciaram que a coordenadora sindical de Curaçá, professora Luzia da Silva França Dantas, está sofrendo ameaças anônimas de morte, via telefone. Ela e sua família estão apavorados e, por isso, pediram ajuda e solicitaram o apoio do diretor da APLB de Juazeiro, professor Antônio Carlos, ao qual o Núcleo de Curaçá está vinculado.

Segundo a professora Luzia há vários dias ela vem recebendo ligações anônimas, na voz de um homem que ameaça matá-la e a sua família também, caso ela não pare com as denúncias que vem fazendo a respeito de supostas irregularidades cometidas com os recursos do FUNDEB no Município de Curaçá. A professora se dirigiu à Delegacia de Curaçá onde fez um B.O (Boletim de Ocorrência), mas como não havia delegado foi orientada a prestar queixa na Delegacia de Juazeiro, para que o caso seja investigado e as medidas cabíveis sejam tomadas.

O diretor da APLB, professor Antônio Carlos, de imediato acionou o setor Jurídico da entidade e comunicou o episódio à Direção Geral do Sindicato em Salvador, ao coordenador-geral, professor Rui Oliveira, que também se colocou à disposição e assumiu o compromisso de levar o caso ao secretário de Segurança Púbica do Estado, Maurício Barbosa, para que ele acione todas as medidas que possam garantir a segurança da líder sindical e toda a sua família. “Não podemos admitir que líderes sindicais que trabalham em prol da defesa absoluta dos direitos dos trabalhadores da Educação sejam pressionados, ameaçados e impedidos de cumprirem com a sua missão sindical”, afirmou Rui Oliveira.

O Município de Curaçá fica a 92 km de Juazeiro e a 600 km de Salvador, tem uma população de pouco mais de 35.000 habitantes. Os professores denunciam que foram desrespeitados quando a atual administração do prefeito Carlinhos Brandão retirou várias vantagens e gratificações conquistadas há anos, e que lhe são asseguradas por lei. As perdas já somam mais de 60%.

O professor Antônio Carlos tentou contato com o Delegado Regional Fábio Cândido na manhã desta quinta-feira (6), mas não conseguiu, à tarde levará o caso ao Comandante do CPRN, Coronel Nascimento, para que todos os órgãos de Segurança Pública do Estado estejam cientes da situação e possam tomar medidas eficientes no sentido de descobrir de onde estão partindo as ameaças e que os culpados sejam punidos.

Fonte: Núcleo APLB-Sindicato de Juazeiro

Abaixo, Moção de Repúdio do coordenador-geral Rui Oliveira.

Curaçá