Caminhada da Mulher em Salvador

Com o tema “Igualdade e Oportunidade”, mulheres baianas dos mais variados segmentos, entre as quais as trabalhadoras da Educação, vão participar de uma grande caminhada pelas ruas do centro de Salvador no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A atividade é convocada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), seção Bahia, e mais quatro centrais (Força Sindical, Nova Central, UGT e CGTB), além da União Brasileira das Mulheres (UBM). A concentração para o ato será às 16h, no Campo Grande, com destino à Praça Castro Alves. Você, claro, não pode perder mais uma manifestação que vai mostrar a força feminina!
A CTB pretende celebrar a data, reconhecendo os avanços na conquista de direitos, na medida em que as mulheres, a cada dia, ocupam mais espaços que antes eram somente designados ao sexo masculino. “Mas, a nossa luta é diária contra a violência, discriminação e valorização do nosso trabalho, com igualdade de oportunidade, redução da jornada sem perda financeira, ou seja, salário igual para trabalho igual”, resaltou Rosa de Souza, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-BA.
Rosa de Souza admite que o tema deste ano é instigante e provocatório, na medida em que está se fazendo um alerta ao desrespeito trabalhista que ainda é praticado com as mulheres no país. “Uma pesquisa recente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que as mulheres no mercado de trabalho são mais escolarizadas que os homens, e mesmo exercendo a mesma função, os rendimentos masculinos continuam superiores ao do sexo feminino. A mulher representa mais de 50% da força de trabalho no Brasil e ganha em média 30% a menos que o homem na realização da mesma função. Isso é extremamente contraditório. Não Podemos mais admitir situações como essas”, reage Rosa de Souza.

“Este 8 de março também marca os 80 anos de conquista do voto feminino. E mostra que estamos, sim, conseguindo alcançar espaços representativos para a luta feminina. E que a presença das mulheres na política brasileira vem se mostrando importante para o cenário político do país”, ressaltou a sindicalista.
Como no ato do 1º de Maio de 2011, as centrais estarão mais uma vez juntas para defender as bandeiras de luta. Vão participar da atividade, mulheres comerciárias, bancárias, professoras, e demais representantes dos mais variados setores da sociedade.

Fonte: CTB