ARTIGO – Por Nivaldino Félix – RÚSSIA x UCRÂNIA

ARTIGO – Por Nivaldino Félix – RÚSSIA x UCRÂNIA

 

Nivaldino Félix- diretor de imprensa da APLB

A primeira questão a abordar nesse artigo é desmistificar a ideia de que a Rússia, China, Cuba e Coreia do Norte são países comunistas. O único país que passou por esta experiência foi a Rússia de 1917 a 1956, com a queda do muro de Berlim, com a chamada perestroika (abertura), que definiu esta questão.

Hoje a Rússia é um país capitalista que pratica a economia de mercado onde os traidores do sistema socialista  acumularam riquezas e se transformaram nos maiores milionários do mundo. Se a Rússia fosse comunista não tinha nenhuma chance de ninguém ser milionário diante da concepção Marxista de Estado, onde os trabalhadores é quem ditam as regras. Hoje, na Rússia, o que existe mesmo é a exploração da classe trabalhadora através de sua força de trabalho, miséria e pobreza.

O povo Russo e Ucraniano são descendentes do povo eslavo, que os romanos chamavam de povos bárbaros, portanto são povos irmãos. O território onde fica a Ucrânia, outrora foi capital da Rússia, depois da revolução comunista em 1917, quando foi incorporada a União da República Soviética. A partir da queda do muro de Berlim nos anos 90, a Ucrânia ganha autonomia de Estado.

O principal motivo para a Rússia declarar guerra à Ucrânia é a pretensão de entrar na OTAN, que atua na Europa como braço armado do imperialismo americano. Esta organização foi criada pelos Estados Unidos depois da segunda guerra mundial, em 1949. Nesse sentido, a Rússia se sente ameaçada, uma vez que a OTAN arma até os dentes os países que aderem. Esse é o medo de Putin! Um foguete balístico da Ucrânia para Moscou leva alguns minutos, além disso, vai usar as usinas nucleares construídas na época da União Soviética, que são as maiores do mundo. No futuro, podem ser usadas contra a própria Rússia, pois os países do leste da Europa que entraram na OTAN, antes pertenciam ao Pacto de Varsóvia, que era uma organização criada na época da guerra fria para se contrapor a OTAN. Países como a Letônia que antes tinha influência  da Rússia aderiu a OTAN. Esses são os fatos e os motivos pelos quais a Rússia invadiu a Ucrânia.

Cuba viveu por muito tempo sobre o domínio dos Estados Unidos. Em 1959, estourou a revolução cubana sobre o comando do jovem Fidel Castro, com isso os americanos foram expulsos e o povo assumiu o poder. Nesse período Cuba recebeu ajuda da Rússia e, com o passar do tempo, os Russos iam implantar uma base militar em Cuba. Com isso, houve uma violenta reação dos Estado Unidos, já que se sentiam ameaçados devido aos mísseis que seriam apontados para a terra do Tio Sam. Esse acontecimento quase deflagrou a terceira Guerra mundial.

O que está acontecendo hoje na Ucrânia é análogo, à 1962, em Cuba, quando os Estados Unidos reagiram quase da mesma forma.

Ninguém gosta de guerra, porque é uma coisa horrível. A imprensa ocidental pró americanos tem criado um cenário de horror, como se isso estivesse acontecendo pela primeira vez na história da humanidade. Essa mesma imprensa acoberta os horrores praticados pelos Estados Unidos quando invadiram o Iraque, Afeganistão, lançaram bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, na segunda guerra mundial, invadiram a Coreia e Vietnã. Nessas ações truculentas mataram velhos, crianças e outras atrocidades. Essa imprensa noticia os fatos de acordo com seus interesses e do imperialismo americano.

Sobre os grupos neonazistas que atuam é verdade que esses nacionalistas participaram do golpe que derrubou o último governo pró Rússia, na Ucrânia. Esses grupos perseguem por muito tempo o povo russo que vive na Ucrânia. Existem relatos terríveis sobre a prática deles. Dizem que têm apoio do presidente da Ucrânia que incorporou agora ao exército Ucraniano essa organização que se esconde, em hospitais e escolas, para provocar a Rússia a cometer erros, principalmente nas ações de confrontos aéreos.

Você pode gostar de ler também: