SEMEAR LIBERDADE EM TEMPOS DE CHUMBO – PROF. EVERALDO AUGUSTO –

Everaldo Augusto

O livro “Semeador de Liberdade. Wilson Furtado, vida e luta”, publicado pela Edições Alba, selo editorial da Assembleia Legislativa da Bahia, é um relato contextualizado sobre a vida de um militante comunista que, a partir da década de 50, inicia sua trajetória política nas lutas operárias da cidade de São Paulo.

As condições objetivas e subjetivas daquele momento o transformam num quadro do Partido e, nesta condição, é deslocado para os cerrados da região central do Brasil, junto com outros militantes. A tarefa principal do grupo era organizar uma base de apoio à Guerrilha do Araguaia no Oeste baiano.

Fazer um levantamento geográfico e social da área, preparar-se para a luta armada e ensinar a população local a ler e buscar a cura para as doenças na própria natureza faziam parte do dia a dia de Wilson nos vastos cerrados do Oeste da Bahia.

O fim da Guerrilha provoca a dispersão da base partidária na região. Apenas um integrante do grupo original foi localizado pelo autor, morando na região de Sapopemba, capital paulista. Era Pedro Oliver, que morreu poucos meses depois de dar seu depoimento para a obra. Até hoje Pedro é conhecido nas áreas que morou na região pelo nome de guerra, André.

Dez anos depois Wilson reaparece organizando a luta contra a grilagem e pela reforma agrária no Rio Corrente, região de grande violência do latifúndio e das reflorestadoras contra os trabalhadores rurais. Foi nesta região, em Santa Maria da Vitória, que pistoleiros assassinaram o advogado Eugênio Lyra em plena rua numa manhã de sol.

Os primeiros contatos de Wilson para retomar sua atividade política aberta foram com Artur de Paula e Lourival Gusmão, da direção estadual do PCdoB na Bahia naquela época. A partir de então ele se reincorpora ao Partido e passa na ser o principal responsável pela reorganização do PCdoB na zona rural e no movimento sindical dos trabalhadores rurais da Bahia.

A partir da pesquisa e de depoimentos a obra revela as qualidades políticas e pessoais de Wilson Furtado e é um inegável resgate histórico da luta dos trabalhadores sob difíceis condições da falta de liberdade que imperava no país. Sem dúvidas, semear liberdade em tempos de chumbo é uma tarefa heroica que merece ser celebrada nestes tempos de vida democrática como exemplo de fé e coragem.

Dia 25 de março o livro será lançado em Salvador durante evento comemorativo do aniversário do PCdoB, na Faculdade de Arquitetura da UFBA. Estão previstos outros lançamentos em datas a serem definidas, em várias cidades da Bahia e em Correntina, cidade baiana na qual Wilson Furtado viveu boa parte da sua vida e em evento da FETAG, Federação dos Agricultores da Bahia.

FICHA TÉCNICA

LIVRO: SEMEADOR DE LIBERDADE. Wilson Furtado, vida e luta.

EDITORA: EDIÇÕES ALBA

AUTOR: EVERALDO AUGUSTO

SOBRE O AUTOR:

Everaldo Augusto é Mestre em Literatura Brasileira pela UFBA, professor, escritor e poeta com diversas publicações. A presente obra é parte da história da luta dos trabalhadores baianos, na qual Everaldo ocupou cargos de relevância como presidente do Sindicato e da Federação dos Bancários da Bahia, presidente da CUT Bahia e membro das direções nacionais da CUT e da CTB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.