Após pressão da APLB, Governo adequa cotas raciais e faz 747 novas convocações do concurso

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou, nesta quarta-feira (13/12), a convocação de mais 747 profissionais da educação que foram aprovados (as) no último concurso da Secretaria Estadual de Educação (SEC), de 2022. A decisão foi tomada após pressão da APLB-Sindicato pelas novas convocações e por correção das falhas no sistema de cotas raciais do processo seletivo.

Na última reunião com a secretária de Educação, Adélia Pinheiro, no final de novembro, a direção da entidade apresentou a demanda como uma das prioridades da pauta da categoria. Antes do encontro, ofícios também foram enviados à titular da SEC, pedindo celeridade nas novas chamadas e na correção das cotas.

Desta vez, foram convocados (as) 625 professores (as), 120 coordenadores (as) pedagógicos (as) e dois coordenadores (as) pedagógicos (as) indígenas. Na primeira convocação, feita em maio deste ano, foram chamados (as) 1.379 professores (as), 184 coordenadores (as) pedagógicos (as) e 16 coordenadores (as) pedagógicos (as) indígenas.

Apesar das convocações já realizadas, a APLB entende que é preciso que o governo do Estado faça novas chamadas, levando em consideração que há uma demanda real na rede estadual de ensino. Além disso, o Sindicato vai continuar cobrando as adequações das cotas raciais relativas à convocação atual, pois as alterações feitas se ferem apenas à chamada anterior, em maio.

Apresentação

Os (as) convocados (as) para o interior do Estado deverão se apresentar na sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) em que foram aprovados (as), no período de 14 a 28 de dezembro, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Para convocados (as) no núcleo de Salvador (NTE 26), o comparecimento deve ser no mesmo período e horários, munidos da documentação listada no edital e dos exames médicos discriminados, em original e fotocópia, na sede da SEC (Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, CAB, 1º andar, sala 121).