Conselho Geral da APLB-Sindicato é instalado em clima de unidade e expectativa de avanços

Conselho Geral APLB 06 e 07 FEV2014 GL (576)

1622738_779326198759046_1147535754_n

A abertura do Conselho Geral do Sindicato (CGS), realizado pela APLB-Sindicato nesta quinta-feira (6), no Hotel Vilamar, em Amaralina, aconteceu em um clima de unidade e fortalecimento da categoria. A vice-coordenadora da entidade, Marilene Betros foi quem abriu os trabalhos e deu a largada para a instalação do Conselho Geral que continua até a sexta-feira (7).

Para Marilene Betros, o momento é de planejar e construir os caminhos que farão parte da estratégia com o único objetivo de avançar cada vez mais. “O Conselho é a terceira maior estância da APLB-Sindicato. É o momento que paramos para refletir e avaliar tudo o que já foi feito e planejar novas ações. O Conselho é uma ação estatutária realizada em conjunto com as Delegacias e Núcleos, além de todos os que compõem a diretoria da APLB-Sindicato. O objetivo é avançar mais em pontos fundamentais como o Piso Salarial e 1/3 da Jornada de Trabalho”, ressalta Marilene.

Na mesa de abertura, além da vice-coordenadora Marilene Betros, o diretor José Lourenço Dias, como secretário, Cassiano Benevides, diretor regional e Célia Mara Correia da Delegacia Extremo Sul.

Pela manhã, foi feita a leitura do Regimento Interno, o qual foi aprovado por unanimidade pelos educadores. Em seguida, dando seguimento a pauta, foram convidados a compor a mesa integrantes do Departamento Jurídico, os diretores José Lucas Sobrinho e os advogados Eduardo Neto, Rita Souza  e Ruth Serravale. O Departamento Jurídico apresentou relatório de processos judiciais e administrativos em curso e por ajuizar, a exemplo dos individuais e coletivos como Licença Prêmio, Reclassificação dos Aposentados, URV, Readaptados e Unificação de Cadastro (professores com 3 vínculos). Após a exposição, os educadores puderam tirar dúvidas.

Pela tarde, o Conselho Geral contou com a participação do coordenador-geral da entidade, o professor Rui Oliveira, que conduziu os trabalhos. Também estiveram presentes a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e Maria Quitéria, prefeita do município de Cardeal da Silva e presidenta da União dos Municípios da Bahia (UPB). Foram discutidos os temas relacionados à Avaliação de Conjuntura, da Política Educacional, do Congresso da CNTE e Informes. Ainda pela tarde ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de discutir e deliberar sobre a aprovação da Prestação de Contas dos Exercícios de 2011 a 2013 e o Relatório das Atividades Políticas, Sindicais e Financeiras.

Ainda na pauta do encontro com o término programado para a sexta-feira (7), o Congresso que reúne os  membros definidos no Estatuto da entidade, lideranças sindicais da capital e interior segue com o objetivo de discutir os outros itens da pauta com a programação abaixo:

– Plano de Lutas 2014;

– Formação Sindical;

– Organização:

– Aprovar Regulamento Eleitoral Geral e encaminhamentos para discutir alteração estatutária;

– Aprovar criação, extinção, desmembramento ou absorção de Delegacias e Núcleos e delimitar Regionais;

– Finanças:

– Indicações para elaboração do Orçamento Anual e Relatório das prestações de contas das Delegacias, Núcleos e Diretoria Executiva;

– Social;

– Patrimônio;

– Imprensa;

– Administração;

– O que ocorrer.

Notícias anteriores:

A APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Redes Públicas Estadual e Municipal do Ensino Pré-escolar, Fundamental e Médio do Estado da Bahia, realiza o seu Conselho Geral do Sindicato (CGS), na quinta e sexta-feira (6 e 7), de fevereiro, das 9 às 18 horas, no Hotel Vilamar, localizado na Av. Amaralina, nº 111, bairro Amaralina, em Salvador.

O Conselho é convocado pelo coordenador-geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, e composto pelos membros definidos no Estatuto da entidade, lideranças sindicais da capital e interior, com o objetivo de discutir e deliberar a pauta abaixo descrita:

1) Aprovar o Regimento do CGS;

2) Avaliação de Conjuntura, da Política Educacional, do Congresso da CNTE e Informes;

3) Plano de Lutas 2014;

4) Formação Sindical;

5) Organização:

5.1) Aprovar Regulamento Eleitoral Geral e encaminhamentos para discutir alteração estatutária;

5.2) Aprovar criação, extinção, desmembramento ou absorção de Delegacias e Núcleos e delimitar Regionais;

6) Jurídico: Relatório de Processos Judiciais e Administrativos em curso e por ajuizar;

7) Finanças:

7.1) Indicações para elaboração do Orçamento Anual e Relatório das prestações de contas das Delegacias, Núcleos e Diretoria Executiva;

7.2) Aprovação da Prestação de Contas da entidade;

8) Social;