APLB-Sindicato destaca atuação da procuradora Márcia Virgens homenageada com a comenda Maria Quitéria

DSC_0129

Papel social da homenageada foi destacado em sessão especial promovida pela Câmara de Vereadores para outorga da comenda Maria Quitéria

A procuradora de justiça Márcia Regina dos Santos Virgens foi homenageada pela Câmara de Vereadores durante a outorga da comenda Maria Quitéria em sessão especial realizada na noite de quarta-feira (18), no Plenário Cosme de Farias.

A comenda Maria Quitéria foi entregue a procuradora Márcia Virgens por Júlia e João Gabriel, filhos da homenageada e por sua tia Cléa Alves dos Santos. Ao receber a comenda, Márcia Virgens falou de sua alegria e satisfação. Para ela, a homenagem surge como um presente antecipado do seu aniversário. “Me sinto lisonjeada, extremamente feliz e honrada com essa outorga. Satisfeita sobretudo porque é uma comenda feminina, que representa uma mulher baiana, ícone da luta pela liberdade”, declarou emocionada.

A direção da APLB-Sindicato parabeniza Márcia Virgens, que no último dia 05 de dezembro, foi promovida ao cargo de procuradora de justiça na sessão do Conselho Superior do Ministério Público do Estado da Bahia. O coordenador -geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, enfatizou a atuação da homenageada em defesa da educação pública de qualidade. “Márcia sempre se preocupou com a falta de professores nas  escolas públicas e a grande quantidade de alunos sem acesso ao direito básico da educação, ociosos nas ruas ou nas unidades educacionais, dificultando o trabalho dos poucos professores que estão atuando”,  declarou Rui.

DSC_0094

Marilene Betros, vice-coordenadora da APLB-Sindicato, esteve presente ao evento prestigiando Márcia e declarou sua satisfação. “Márcia tem se destacado  por seu  empenho na busca da igualdade de gênero e nas questões raciais. Sempre vigilante e defensora da sociedade, especialmente na questão da luta por uma educação de qualidade. Foi emocionante vê-la receber a comenda que recebe o nome de Maria Quitéria, uma heroína baiana, forte e destemida”,  pontuou.

DSC_0140

Para a diretora do Departamento Jurídico da entidade, Bárbara Virgens, irmã de Márcia Virgens, foi uma alegria contagiante participar da homenagem. “Tenho um profundo sentimento de orgulho pelo trabalho que minha irmã vem desempenhando durante todos estes anos, desde quando iniciou sua carreira”, disse.

O propositor da homenagem, vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) presidiu a sessão e também destacou a importância do papel social empenhado pela homenageada. “É com especial alegria que hoje realizamos esta sessão em homenagem a esta profissional, defensora da cidadania e protetora dos direitos humanos, que com grande diligência buscou atender às súplicas sociais do nosso povo através de sua notável atuação jurídica”, pontuou o vereador.

Foi ressaltado durante a sessão, o engajamento da homenageada na questão do racismo. Márcia ministrou diversas palestras e participou de conferências, inclusive com publicação de artigos na mídia do Estado e do país, além de lutar pela defesa do regime democrático e dos direitos humanos.

História

Márcia Virgens é natural de Salvador. Iniciou sua carreira no Ministério Público como promotora de Justiça em Terra Nova, em 1991. Atuou nas promotorias de Justiça de São Sebastião do Passé e Mata de São João, sendo promovida para Salvador em 1996. Na capital, exerceu suas funções nas Promotorias de Justiça Distrital de Periperi, de Acidentes de Trabalho e da Cidadania. Ocupou ainda o cargo de coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate à Discriminação (Gedis) e atualmente coordena o Núcleo de Defesa e Proteção de Direitos Humanos e Articulação com Movimentos Sociais (Nudh).

Fizeram parte da mesa a vereadora Aladilce Souza (PCdoB); o vereador Sílvio Humberto (PSD); Ebomi Nice de Oyá, sacerdotisa do Terreiro da Casa Branca; a ex-vereadora Olivia Santana, chefe de gabinete da Setre; o juiz Ivanilton Santos da Silva; Marilene Mota, Maria da Graça Souza e Silva, e Maria Augusta Almeida Cidreira, procuradoras de Justiça e conselheiras do Ministério Público; o corregedor-geral do Ministério Público, Franklin Ourives; a vice prefeita Célia Sacramento; e Alexandre Pauperio, secretário Municipal da Gestão.

Crédito das fotos: Valdemiro Lopes