APLB-Sindicato na luta pelo PISO SALARIAL PROFISSIONAL

A REGIONAL SERTANEJA REALIZOU nesta quarta-feira 16/3, UM GRANDE ATO EM FEIRA DE SANTANA PELA IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL NACIONAL, INSTITUÍDO PELA LEI 11738/2008.

A regional Sertaneja, na luta pela implantação do PISO SALARIAL PROFISSIONAL – instituído pela Lei 11.738/2008, realizou uma grande manifestação em frente à Prefeitura de Feira de Santana

O ato foi bastante participativo e contou com a animação do grupo de Sanfoneiros de Sr Ismael dos oito baixo. Foram mais de 800 profissionais da educação advindo dos 29 municípios que fazem parte da regional. No ato, foi denunciado, através de uma carta distribuída à população onde, um gráfico mostrava o piso pago pelos/as prefeitos/as da região. (Veja abaixo a nota na integra) e contou ainda com a criatividade desses profissionais tão competentes, recitando poesias e criando paródias.

Certamente a luta não parará aqui, muita mobilização será necessária, pois o piso se constitui em um dos tripés da valorização aliado à carreira e às condições de trabalho e os/as prefeitos/as devem fazer valer os discursos de campanha quando diziam que educação seria prioridade nos seus governos.

“É preciso investir na Educação valorizando os profissionais que nela atuam, implementando os insumos necessários para que de fato possamos alcançar a qualidade social da educação que a população merece”, diz a profª Marilene Betros, que esteve presente no ato.

Segundo a prof.ª  Marlede Oliveira, Diretora da Regional do Sertão, a manifestação é  o reflexo  da insatisfação dos profissionais da educação com os baixos salários que recebem com as péssimas condições de trabalho e com a desvalorização da carreira. Assim o piso que é lei desde julho de 2008 precisa ser na materialização nos contra cheques desses profissionais, aliados a uma valorização da carreira, o que certamente contribuirá para o ingresso de novos valores profissionais.

O ato representa intensificação dessa luta, justa, pela implantação do tão sonhado Piso salarial Nacional do Magistério, pela melhoria da escola pública. A manifestação teve como palco a cidade de Feira de Santana que apesar de ter uma das melhores arrecadações do estado paga, hoje, um dos piores pisos da Bahia, além de passar por um profundo sucateamento das escolas municipais possui uma folha de pessoal “super inchada” terceirizando o serviço público. E isso não se coaduna com a modernidade da educação pública afirma Germano Barreto – Diretor da Delegacia sindical Sertaneja.

As delegacias da Regional do Sertão permanecerão mobilizadas realizando seminários e atos públicos. E certamente o grito entoado em feira de Santana ecoará nos quatro cantos do nosso estado e os/as prefeitos/as ouvirão o nosso slogan:

PREFEITOS/AS NÃO PISEM O MEU PISO!

A luta continuará mais forte que nunca!

Veja mais fotos da mobilização

Veja aqui a nota

CAMPANHA PELO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO

Há mais de um século professores e estudiosos da educação pública brasileira, travam uma luta incessante pela melhoria da qualidade social da educação, por entenderem ser ela o principal instrumento de promoção de reais oportunidades de ingresso no mundo do trabalho, cada vez mais exigente e para o exercício da cidadania. Nessa perspectiva comungam com o pensamento de que é preciso e urgente investir mais e melhor na educação pública básica, priorizando a valorização do magistério, com a implantação imediata de um piso salarial nacional que dignifique a função de educar, bem como de plano de carreira que valorize a função de magistério, combinado com a construção, reconstrução de escolas e aquisição de equipamentos complementares adequados a boa prática do processo de aprendizagem de responsabilidade da escola.

O primeiro sinal, ainda que tímido, da concretização de parcela desse sonho deu-se com a Lei federal nº 11.738/2008 que determina as condições de reajuste e o cálculo do valor do tão sonhado piso salarial. O movimento dos trabalhadores em educação continuará enfrentando grandes desafios este ano, exigindo unidade de ação com o intuito de:

Fazer cumprir a citada lei, que hoje determina o valor do piso salarial igual a R$1.587,97 para 40 horas; cobrar do MEC orientação, observando a referida  lei; denunciar ao Ministério Público federal o desrespeito a lei que estabelece o Piso nacional do Magistério.

A importância dessa causa torna indispensável a participação maciça da mencionada categoria, assim como  o apoio expressivo da sociedade, para a construção de um marco histórico de ruptura  do atraso sociocultural da maioria de nossa gente oprimida, por conta, principalmente da pouca possibilidade efetiva de acesso a educação pública básica de qualidade.

Faremos seminários em diversos municípios da região do sertão, objetivando a socialização da citada causa, culminando, no dia 16/03/2011 com uma paralisação regional das atividades educacionais e um ato público às 9 horas, na cidade de Feira de Santana, em frente à prefeitura. Aguardamos o apoio de todos.

Vejam os valores pagos como piso salarial pelos prefeitos da região no arquivo em anexo abaixo.