APLB-SINDICATO MOSTRA SUA FORÇA NO 2 DE JULHO

Após 2 anos, por conta da Pandemia, a APLB-Sindicato volta a participar ativamente da festa cívica do 2 de Julho, reafirmando suas bandeiras, que são as reivindicações dos trabalhadores em educação, e sua posição por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Este ano engrossamos a voz pelo pagamento dos Precatórios, a URV, em protesto ao descaso do executivo municipal com relação à  Educação na rede Municipal de Salvador, contra o desgoverno de Bolsonaro e em defesa dos direitos da categoria.

Para a coordenadora da APLB, em exercício, Marilene Betros, é uma alegria poder voltar às ruas , após 2 anos de Pandemia.  “É maravilhoso estar de volta às ruas para poder celebrar esta data festiva, graças à vacina que a APLB tanto lutou. O 2 de julho é o espaço onde nós podemos externar a nossa satisfação e insatisfação! Neste 2 de Julho dizemos ao governador que pague os precatórios do FUNDEF aos educadores. Que os governos respeitem a Lei do Piso, valorizem os profissionais da Educação e ofereçam melhores condições nas escolas. Nós seguiremos na luta em protesto. Com tiranos não combinam brasileiros corações”, enfatizou Marilene.

Partindo do Largo da Lapinha,  o desfile saiu com a cabocla e o caboclo à frente, símbolos do povo brasileiro, percorrendo as ruas do Centro Histórico da capital, subindo a ladeira do Pelourinho, em direção ao Largo Terreiro de Jesus. É uma festa que tem uma marca política e popular, a exemplo da primeira vez que o povo saiu às ruas, no dia 2 de Julho de 1823, para alegremente comemorar a saída de Salvador do general português Madeira da Melo, derrotado por heróis brasileiros despossuídos e descalços, entre os quais estavam as heroínas Maria Quitéria de Jesus e Maria Felipa. Eram brasileiros filhos de escravos, descendentes de escravos e de brasileiros brancos pobres que nada tinham e que lutaram pela independência da Bahia consolidando a independência do Brasil.

A APLB-Sindicato, entidade legítima representante dos trabalhadores em educação da rede estadual, e das redes municipais desse nosso extenso Estado, com seus 70 anos de existência tem sido resoluta nos embates em defesa dos profissionais em Educação.

Viva o 2 de Julho!

Viva a luta da APLB-Sindicato!