APLB-Sindicato e UMES protestam contra o fechamento de vários colégios estaduais em Jequié e região

Jequie4Jequie1

O governo da Bahia  decidiu mudar a modalidade de ensino de diversas escolas e colégios de Jequié e cidades da região e também extinguir muitas outras. A proposta geral é colocar o ensino fundamental sob a responsabilidade dos municípios. Feita sem a discussão devida com a comunidade escolar e entidades representativas como grêmios estudantil , UMES- União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Jequié e região e colegiado escolar , em algumas unidades de ensino, como no COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR BORGES, está havendo reação e protesto por parte do grêmio estudantil e professores , tais os prejuízos educacionais e administrativos que podem ocorrer com a extinção desta escola tradicional de Jequié, com 45 anos de existência, situada na Rua Profª. Virgínia Ribeiro, s/n, no Jequiezinho.

Jequie2

Jequie3

A APLB-Sindicato apoia o movimento e através do Núcleo de Jequié protesta junto com os estudantes. Além do colégio Cesar Borges foi anunciando o fechamento também do colégio estadual jornalista Fernando Barreto que também fica no bairro do jequiezinho, colégio estadual Navarro de Brito que fica localizado no bairro do KM3 e por sinal é o único colégio estadual do bairro, colégio estadual Florípedes Sodré no bairro da Cidade Nova que também é o único colégio do estado no bairro. Segundo o governo outros colégios estão sob análise e pode a qualquer hora entrar na lista de escolas tradicionais que podem deixar de existir em Jequié. Em Jequié também foi anunciando pela secretaria estadual de educação que vai fechar turnos nos colégios, Luiz Viana Filho no jequiezinho, Mary Rabello no bairro do Mandacaru, Faraildes Santos no bairro do Curral Novo, Colégio da Policia Militar no bairro do Joaquim Romão, colégio Milton santos e colégio professor Firmo Numes também no Joaquim Romão dentre outras unidades de ensino que podem entrar na lista.

Já foi anunciado o fechamento do Colégio Estadual Valmir Oliveira Gomes na cidade de Jitaúna na cidade de Ipiaú a secretaria de Educação do Estado teria informado que os Colégios Celestina Bittencourt e Modelo Luiz Eduardo Magalhães funcionarão, em 2016, somente no turno matutino. Em Ubatã e Jaquaquara também foi informado a extinção de colégios e fechamentos de turnos. A secretaria de educação informa que as medidas são necessárias para diminuir custos financeiro do estado.

*Com informações do Núcleo de Jequié

Jequie6Jequie5