APLB-Sindicato denuncia o estado de abandono da Escola Municipal Raymundo Lemos Santana

Fotos_Secretaria Município 02092013 (11)_ed Fotos_Secretaria Município 02092013 (13) Fotos_Secretaria Município 02092013 (9)

Fotos_Secretaria Município 02092013 (1)A direção da APLB-Sindicato recebeu denúncias sobre o estado precário da Escola Municipal Raymundo Lemos Santana, localizada na Estrada CIA/Aeroporto, KM 12, Fazenda Cassange, em São Cristovão. Na tarde de ontem, segunda-feira (02), a professora Jacilene Nascimento, diretora da APLB-Sindicato acompanhou pais alunos e professores da escola em uma manifestação na Secretaria da Educação (SMED), onde a comunidade escolar foi cobrar providências para a melhoria da escola. Na manhã desta terça-feira (03),  a diretora Jacilene Silva foi conferir de perto a situação da escola.

Fotos_Escola_Raimundo Lemos Santana 030913 GL (75)As imagens chocam e revelam o estado de abandono, agravado pela situação de risco que envolve os trabalhadores em educação e as crianças. Logo na chegada, na rua que deveria dar acesso à instituição, um verdadeiro lamaçal e vários buracos “dão as boas vindas” e dificultam o ingresso dos trabalhadores em educação, alunos e a própria comunidade ao estabelecimento de ensino.

Fotos_Escola_Raimundo Lemos Santana 030913 GL (40) Fotos_Escola_Raimundo Lemos Santana 030913 GL (37)

Na parte interna, grande parte do teto (cobertura) da escola está comprometida. Em algumas salas de aula, o revestimento já cedeu quase que completamente. Em outras, vários buracos podem ser vistos, fragilizando a sustentação da referida cobertura que pode desabar a qualquer momento, durante o horário normal de aula e ocasionar ferimentos graves nas pessoas que estiverem no local.

Fotos_Escola_Raimundo Lemos Santana 030913 GL (111)        Fotos_Escola_Raimundo Lemos Santana 030913 GL (112)

Fotos_Escola_Raimundo Lemos Santana 030913 GL (105)

Ainda na área interna da escola, banheiros inadequados para uso, com descargas e canos quebrados, sem água corrente para asseio e limpeza do ambiente.

Fotos_Escola_Raimundo Lemos Santana 030913 GL (84)

Na área externa, o que deveria ser uma piscina, apresenta um verdadeiro e perigoso foco de dengue. Uma enorme poça de água é tomada pelo mato e sujeira, se misturando a restos de entulho, lodo e ferros retorcidos.

Fotos_Escola_Raimundo Lemos Santana 030913 GL (58) Fotos_Escola_Raimundo Lemos Santana 030913 GL (57)

No entorno da escola o matagal também invade o local, facilitando a infestação de insetos e bichos. A ferrugem toma conta dos brinquedos quebrados, onde deveria ser um parque. Um corte pode trazer sérias consequências.

Fotos_Escola_Raimundo Lemos Santana 030913 GL (55) Fotos_Escola_Raimundo Lemos Santana 030913 GL (51)

Ao fundo da escola aonde parte do muro foi derrubado, um tapume de madeira foi colocado na tentativa de garantir a segurança do local, porém em quase todas as manhãs o madeirite surge escancarado, para surpresa dos funcionários do local.

A direção da APLB-Sindicato irá procurar a Secretaria de Educação do Município para tomar as devidas providências e acompanhará o caso.

Crédito das fotos: Getúlio Lefundes