APLB Regional Oeste discute demandas da rede estadual com a Diretora Regional do NTE-11

Na manhã de quinta-feira (23/09) a Diretoria da APLB-Sindicato Regional Oeste representada por Zélia da Silva, Keliane Carvalho e Josélia Cruz, reuniram-se com a Diretora Regional do NTE-11 Maria Aparecida Vasco e a Coordenadora Regional Ieda Maria Fernandes para tratar de demandas da Rede Estadual de ensino. Além disso, foi mais uma vez mencionado na reunião o acordo entre a APLB-Sindicato através da Executiva e Secretaria Estadual da Educação, acordo esse que está válido, é legitimo e deve ser implementado. Após os relatos de situações diversas que estão ocorrendo nas escolas da rede estadual, foi identificado a necessidade de resolução da falta de transporte escolar que afeta diretamente os/as estudantes, a questão dos sábados letivos, que no âmbito do acordo deve ser discutido por cada unidade escolar, os quais podem ser presenciais ou remotos e deve ser garantido o direito de cada U.E discutir os sábados letivos com o seu comitê gestor. Ficou entendido nessa reunião que o estado precisa implementar todas as ações possíveis para garantir um retorno exitoso para os/as alunos/as. Nesse âmbito, cada unidade escolar fará a sua parte, dando prioridade ao acolhimento dos/as estudantes, considerando a sua realidade local.

O diálogo foi importante e a APLB entende que deve ser permanente e encerrou com orientações para que cada escola faça a discussão sobre qual(is) possibilidades pedagógicas podem ser identificadas no sentido de alcançar o maior número de alunos/as possíveis, pensando no acolhimento e nas aprendizagens desses alunos/as. Sendo assim cada escola deverá garantir reuniões com a comunidade escolar, analisando as suas situações e vivencias em seu contexto e comunicar ao NTE a melhor forma de atender cada demanda de acordo com a sua realidade.

APLB-Sindicato Regional Oeste