Sindicato é para lutar! APLB promove assembleia na rede estadual e destaca avanços, frutos da luta!

Sindicato é para lutar! APLB promove assembleia na rede estadual e destaca avanços, frutos da luta!

A APLB-Sindicato, legítima representante dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação do Estado da Bahia promoveu na manhã desta terça-feira (14/03), assembleia da rede estadual de ensino, de forma simultânea, na capital Salvador e em mais 17 regionais do interior do estado. Em Salvador, a Praça Municipal foi tomada por um número expressivo da categoria que fortalece a luta da entidade em defesa da classe trabalhadora. A assembleia, em Salvador, votou em peso, com unanimidade, pela aprovação das propostas apresentadas. 

A assembleia, em Salvador, votou em peso, com unanimidade, pela aprovação das propostas.

Para o coordenador-geral Rui Oliveira a assembleia foi vitoriosa. Rui destacou a confiança e apoio da categoria frente ao Sindicato e fez um alerta aos associados sobre as tentativas da aplicação de golpes financeiros por grupos criminosos.  “Nossa assembleia foi bastante positiva. É gratificante sentir a confiança da categoria. Aproveito para fazer um sério alerta! Não acreditem em falsos profetas ou pessoas que ficam vendendo ilusão querendo ganhar seu dinheiro com advogados. Nós conseguimos a pecúnia para todo mundo sem advogado algum. Nós conseguimos garantir 14,95% pra todo mundo. Ganhamos uma liminar agora que obriga o governo do estado a pagar o Piso para todo professor de subsídio. Professor que tenha PU, todo mundo, a Justiça mandou pagar e o governo vai ter que cumprir! Então quero parabenizar a categoria e chamar para uma grande manifestação com paralisação, no dia 22 de março, na Praça da Piedade”, destacou Rui. 

Rui também pontuou que é importante participar das mobilizações dos estudantes, promovida pela UBES, na quarta (15/03), em protesto contra o Novo Ensino Médio. Ressaltou que a luta pelo Planserv continua, pontuou a necessidade da construção de um seminário sobre o Ensino Médio e destacou que o Sindicato seguirá na cobrança pela realização de uma audiência pública junto à comissão de Educação na Assembleia Legislativa.

 

A diretora Arielma Galvão, também presente na assembleia, fez uma avaliação bastante positiva e destacou alguns pontos conquistados pela APLB junto às negociações com o governo do estado. “Nós tivemos hoje uma assembleia muito importante, com muitos avanços e conquistas para a categoria. E eu quero começar destacando a gratificação de aprimoramento profissional. Desde 2019 está parado esse pleito e, agora, nós conseguimos avançar de 357 processos para 1.087, que serão publicados em diário oficial. Os demais iremos acompanhar junto à categoria. Além da gratificação tivemos outros pleitos como a garantia do Piso para todos (as) que estão na tabela. Defendemos a aposentadoria decente para professores e professoras e, por isso, conquistamos na Justiça o pagamento do subsídio. Claro que a luta continua, precisamos continuar na unidade, mas precisamos sim comemorar esse momento e devemos continuar valorizando a força da APLB-Sindicato. É isso, estamos juntos, juntas e juntos!”, comemorou Arielma elencando ainda outras conquistas como a gestão democrática que garantiu a eleição direta para gestores e a necessidade de continuar a luta para obter novos avanços como na coordenação pedagógica, que o Sindicato permanece na luta pelo tempo para planejamento. 

Marcelo Almeida, diretor da APLB preferiu destacar o empenho do Sindicato com relação às negociações. “Hoje, dia catorze, mais uma vitória da APLB-Sindicato. A categoria presenciou o que foi uma das melhores negociações da APLB-Sindicato. Então 14,95% dentro no ano, mesmo sendo em duas vezes, mas supera, porque corrige os intertícios que a gente vem brigando há tanto tempo. Paralelo a isso eu acho que foi uma grande vitória também a reconstrução da tabela. Será criada uma Comissão para reconstruir, para que todos os trabalhadores da educação que estão na carreira possam ter o seu internível garantido. Então, parabéns para a APLB, parabéns a toda Comissão, vamos à luta e a luta continua!”, pontuou Marcelo.

O vice-presidente da CTB Bahia,  Reginaldo Alves prestigiou a assembleia e reafirmou o apoio da entidade sindical junto à luta dos profissionais da Educação. “Será necessário que todos os prefeitos e governadores cumpram a lei do Piso em todos os seus aspectos, como também respeitem o plano de carreira sem achatamentos. A CTB é solidária à luta da APLB-Sindicato pela revogação do novo ensino médio e todas as pautas em defesa de uma escola pública, à serviço dos filhos da classe trabalhadora”, declarou Reginaldo.

 

Vitória da APLB! Confira abaixo na íntegra o mandado de segurança:

16 – Acórdão TJBA (1)

Durante a assembleia foi distribuído um informe com as principais resoluções e conquistas de itens constantes da pauta de reivindicações, fruto das audiências com o governo do estado e diversos encaminhamentos.

Confira abaixo:

a4_aplb2 (1)

 

Você pode gostar de ler também: