APLB no 4º Conselho Nacional da CTB – Rui Oliveira destaca que “não é possível o desenvolvimento de um país, sem o investimento e priorização de uma educação pública de qualidade”

A CTB-Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil encerra o 4º Conselho Nacional em Belém-PA com reflexões sobre participação política, movimento sindical e desenvolvimento sustentável. O 4° Conselho da CTB teve como tema central “Democracia, desenvolvimento, sustentabilidade e trabalho valorizado” e  foi um evento bastante  representativo que reuniu 322 participantes de todos os cantos do Brasil, durante os três dias (8 a 10/11), na cidade de Belém. Além de representativo, o Conselho foi palco de intensos debates, entre eles, o desenvolvimento sustentável. A APLB-Sindicato participou do Conselho e destacou a importância da Educação neste processo. Para o coordenador-geral da APLB, professor Rui Oliveira, não é possível o desenvolvimento de um país, sem o investimento e priorização de uma educação pública de qualidade.

A APLB defende que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) pode ser um caminho para tornar o meio mais relevante para o desenvolvimento social e para o enfrentamento dos desafios ambientais e econômicos que o mundo vivencia, uma vez que equilibra os três pilares da Sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

Em sua fala, Rui Oliveira pontuou a importância da Educação. “Eu não conheço uma nação que tenha desenvolvimento sem Educação. Não existe, é utopia  pensar que possamos avançar no desenvolvimento de um País sem investir em educação, sem ter um povo educado, um povo com uma educação de qualidade”, enfatizou Rui.

O professor Rui Oliveira defendeu que a Educação tem que ser vista  como investimento, não como custo. “Em nossa luta, nós garantimos financiamento para a Educação do Brasil, além de diversas ações que iriam garantir o financiamento dessa educação pública, gratuita e de qualidade. E o que aconteceu com isso? No governo de Michel Temer aconteceu o golpe que aprovou a PEC 95,  que possibilitou uma redução nos investimentos de uma educação pública de qualidade. Então, fica claro e chamamos a atenção que sem Educação não haverá desenvolvimento em nenhum setor da sociedade”, esclareceu Rui.

O coordenador-geral também enfatizou a importância das Conferências municipais e estaduais que irão culminar na Conferência Nacional da Educação – CONAE, no mês de fevereiro, em Brasília. Ele fez também uma provocação para uma reflexão mais profunda sobre o tema. “Há dez anos atrás, nós fizemos parte de uma mobilização gigantesca para garantir o Plano Nacional de Educação, no qual nós pudéssemos garantir composições que iriam alavancar a educação pública do Brasil. Dez anos atrás! Hoje, infelizmente, constatamos que no Plano Nacional de Educação, 86% por cento não foi cumprido.”, observou Rui.

Representantes de Delegacias e Núcleos da APLB do interior do estado, também estiveram presentes no 4º Conselho Nacional da CTB.

Crédito fotos: CTB