AGOSTO LILÁS: APLB LANÇA PROJETO DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NAS ESCOLAS

“A APLB espera que este projeto seja abraçado pela Secretária de Educação, para que juntos possamos mudar esta realidade, que ainda assombra”, disse a coordenadora em exercício da APLB-Sindicato, Marilene Betros, no lançamento do projeto #EEuComIsso: Combatendo a Violência Contra as Mulheres nas Escolas. A atividade ocorreu nesta segunda-feira (08/08), na Escola Estadual Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho,  em Salvador, com a presença de lideranças jurídicas, governamentais e movimentos estudantis.

O projeto, viabilizado por meio de uma emenda no Orçamento, destinada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB), é uma parceria entre a APLB, a União Brasileira de Mulheres (UBM), a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Bahia e o Instituto Humanas, com o objetivo de promover nas escolas da rede estadual de ensino, da capital e demais municípios baianos, atividades de conscientização e combate à violência contra a população feminina. Para isso, serão realizadas palestras, campanhas e oficinas de capacitação, tendo como público alvo alunos, pais, professores e demais membros da comunidade escolar.

“A educação pública não deve ser sexista e discriminatória contra as mulheres. Precisamos intensificar este debate para combater o machismo estrutural que promove a violência de gênero”, pontuou Julieta Palmeira, secretária estadual da SPM, durante participação no evento.

Julieta lembrou ainda que a data para o início do #EEuComIsso: Combatendo a Violência Contra as Mulheres nas Escolas é oportuna, pois acontece no “Agosto Lilás”, mês instituído para promover o combate à violência física, sexual, psicológica, patrimonial, moral e doméstica contra a mulher.