Abertas inscrições ao Prêmio “Respostas para o Amanhã” – Cerca de R$250 mil para professores e alunos do Ensino Médio da rede pública

Samsung concurso
Primeira edição vai distribuir cerca de R$250 mil para professores e alunos do Ensino Médio da rede pública que apresentarem a melhor prática educativa sobre como as ciências exatas podem melhorar a vida da comunidade.

Concebido com a proposta de estimular o envolvimento dos jovens na apresentação de soluções práticas aos problemas do dia a dia, com foco no conceito de uma sociedade mais sustentável, a Samsung lançou o prêmio “Respostas para o Amanhã”. A iniciativa é direcionada aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais e seus professores. Para participar, as práticas educativas devem responder ao seguinte desafio: “Como a matemática e as ciências exatas podem melhorar a sua comunidade?”.

O gerente de Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina, Helvio Kanamaru, explica melhor o objetivo do prêmio. Segundo ele, a ação da empresa visa incentivar alunos e professores a pensarem em “soluções que envolvam a aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos e lógicos, que possam gerar mudanças positivas na sociedade nos campos educacionais, sociais, econômicos ou ambientais”.

Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), responsável pela coordenação técnica do prêmio, explica que, no Brasil, a iniciativa “tem o potencial de contribuir para aumentar a atratividade do Ensino Médio, por meio do reconhecimento de novas práticas educativas que incentivem a participação juvenil, a investigação e a intervenção nos territórios, bem como a articulação entre teoria e prática”, afirma Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec.

Como se inscrever

Para participar, os estudantes precisam se organizar em grupo de, no máximo, 50 integrantes. Cada turma deve ter um professor responsável pela prática educativa que será inscrita. Essa prática deve estar inserida nas áreas de Ciências e Matemática. Cada inscrição corresponde a uma experiência desenvolvida numa determinada sala de aula.

O concurso é composto por três etapas. A primeira consiste em fazer o cadastro no site (www.samsung.com/br/respostasparaoamanha). Na segunda fase, após a confirmação do cadastro, o professor deverá inscrever o Plano de Ação da prática educativa. O prazo vai até 14 de setembro de 2014.

No período de 15 de setembro a 15 de outubro, a comissão técnica de avaliação avaliará e indicará os 20 melhores finalistas em âmbito nacional, elegendo quatro práticas de cada uma das cinco regiões brasileiras. Os grupos finalistas serão contemplados com um kit de edição composto por notebook, câmera e software. Com esses equipamentos em mãos, deverão produzir um vídeo, de até 3 minutos, com a descrição do projeto.

Dessas 20 produções serão selecionadas apenas cinco, que serão as vencedoras do prêmio na etapa nacional. Cada uma receberá a visita de um profissional da comissão técnica para ratificar a indicação da comissão julgadora.

Os cinco vídeos serão disponibilizados no site do programa “Respostas para o Amanhã” no período de 24 de novembro e 5 de dezembro para a escolha da categoria “Prática Educativa Vencedora pelo Júri Popular”. Ao lado do Grande Vencedor, esse trabalho será o premiado na etapa final do concurso.

O resultado será divulgado em dezembro. Na solenidade de premiação também serão exibidas as práticas educativas vencedoras da América Latina, com a participação de alunos e educadores da Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e México.

Premiação

No total, a premiação será de R$250 mil. Muito embora o objetivo do prêmio não seja financiar projetos, mas valorizar a apropriação dos conteúdos didáticos de forma construtiva, as equipes selecionadas ganharão uma Samsung Smart School, estrutura de sala interativa com equipamentos de última geração, como tablets, lousa digital e conexão com internet banda larga. O prêmio busca oferecer às escolas públicas novas oportunidades de aprendizagem em ambientes com livre acesso à tecnologia.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 14 de setembro pelo site www.samsung.com/br/respostasparaoamanha, onde também está o regulamento com todos os detalhes do concurso.